terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

Diário de Rio Verde: prefeitura voa contra o tempo para evitar interdição do aeroporto, mas a missão é quase impossível

A prefeitura de Rio Verde, responsável pela administração do Aeroporto General Leite de Castro, tem até o dia 3 de junho para cumprir 20 determinações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Do contrário, o local será interditado. A Azul Linhas Aéreas, empresa que opera no aeroporto, suspendeu a venda de passagens e aguarda as providências do poder público municipal. Os problemas no aeroporto sano atribuídos ao desleixo do prefeito Paulo do Vale.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Denimárcio Borges, os problemas no aeroporto serão resolvidos . Entre os cerca de 20 itens apontados pela Anac, estão a remoção árvores, outdoor e torre de antena. Mas também há providencias mais complexas a serem tomadas, como o deslocamento da rede de energia elétrica.

“Eles chamam a rede elétrica de obstáculo à navegação aérea. Então, nós notificamos a Enel pra poder retirar daqui e passar por outro lado. Tem também o elevador de um armazém de grãos, que é um dos obstáculos mais difíceis. Mas a prefeitura já notificou a empresa, deu prazo e mantemos contato com os responsáveis diariamente. A parte das árvores, a prefeitura mesmo está cuidando da remoção”, explicou Denimárcio.

O secretário disse ao Diário de rio Verde que o governo municipal trabalha para cumprir as exigências dentro do prazo estabelecido pela Agência, mas que não descarta a possibilidade de pedir um prazo maior. “A notificação da Agência deu prazo até 3 de junho para solucionar tudo. Se não resolvermos tudo, vamos pedir mais prazo à Anac, mostrando o que já foi feito  e as providências que serão tomadas pra resolver o que, por ventura, não tiver sido concluído até lá”, disse.

O último levantamento feito pela Secretaria da Aviação Civil aponta que o aeroporto de Rio Verde tem ligação direta com outros 31 municípios e mostra que a cidade tem capacidade para ser um aeroporto regional. “Entre 2017 e 2018 a população local cresceu 5,8%; o que representa 13 mil habitantes. Se neste ano (2019) a gente cresce nesse mesmo patamar, passamos para 240 mil habitantes; com a população flutuante, para 250 mil. Atualmente, só de voo comercial, passam por Rio Verde 30 mil pessoas/ano (2,5 mil/mês) e a projeção é para 160 mil passageiros por ano em 2030.