quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Editorial do Jornal Opção: com Lissauer na presidência, Assembleia está “altiva e independente”

No editorial de sua edição semanal impressa, o Jornal Opção destaca a mudança de posicionamento político da Assembleia Legislativa, como resultado da eleição de Lissauer Vieira para a presidência e o fracasso do governo Ronaldo Caiado.

Segundo o Opção, a Assembleia está mais “altiva” e “independente”, analisando com profundidade os projetos do Executivo e fazendo as ponderações e correções necessárias para evitar prejuízo maior da gestão caidista à população. Leia o trecho:

“Na Assembleia Legislativa, há, desta feita, uma oposição mais aguerrida — o que contribui para fortalecer o Legislativo, que, nos últimos anos, comportou-se, apesar dos fugazes momentos de independência, como se fosse uma secretaria do governo do Estado. No momento, o Legislativo está mais altivo e examinando os projetos do governo de Ronaldo Caiado com atenção e liberdade. Na discussão do Orçamento Impositivo, procede que alguns deputados se comportaram como “auxiliares” do governador, mas a maioria se destacou pela independência. Na questão do passe livre estudantil, mais uma vez os parlamentares se comportaram como aliados da sociedade. Nas CPIs, que são necessárias — desde que não sejam puramente vendettas —, porque dinheiro público pode ter sido desperdiçado, há também responsabilidade. Ressalve-se, porém, que, apesar do sucesso midiático, a função do Legislativo vai muito além de CPIs.”