sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Desinformado, Lucas Calil defende extração do amianto, banido do país pelo STF por ser cancerígino

Integrante do baixo clero da Assembleia Legislativa, deputado Lucas Calil (PSD) precisa parar falar bobagens e se informar melhor para não passar vergonha.

Para fazer média com a mineradora Sama e com trabalhadores de Minaçu, ele defende a extracão do amianto e diz que não há estudos contundentes que provam que o minério seja cancerígeno.

Como assim, deputado? Existem sim – e todos unânimes em apontar o risco de morte do emprego e manipulação do amianto, especialmente dos trabalhadores que trabalham na extração.

O Supremo Tribunal Federal, depois de um longo debate que durou 13 anos, baniu o amianto crisotila do país, proibindo seu uso em telhados e caixa d’água, como, aliás, já ocorre em quase uma centena de países, por conter substâncias cancerígenas.

O amianto, quando cortado ou manuseado, gera um pó que pode causar doenças graves como câncer de pulmão, laringe, estômago e ovário. Uma vez dentro do corpo humano, o amianto nunca mais é eliminado. Segundo estudos da Fiocruz, não há nenhuma dose de exposição considerada segura.

A Sama – Minerações Associadas – foi condenada pela Justiça Federal ao pagamento de R$ 500 milhões por danos morais coletivos. A decisão aponta que o valor deveria ser destinado aos municípios baianos de Bom Jesus da Serra, Poções, Caetanos e Vitória da Conquista para ser utilizado para aquisição de equipamentos e construção de unidades para tratamento de doenças associadas à exposição do amianto.

O G24H sugere que o deputado Lucas Calil dê o seu exemplo pessoal e coloque telhas e caixa d’água de amianto na residência dele.