quinta-feira , 18 abril 2024
Sem categoria

“Estaremos ainda mais próximos da população”, afirma Lissauer sobre o Alego Ativa

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), destacou a importância do programa Alego Ativa para o desenvolvimento dos municípios goianos, ressaltando que a iniciativa viabilizará, ainda mais, a aproximação entre o Poder Legislativo e os cidadãos. De autoria da Mesa Diretora da Alego, o projeto é uma ampliação do InterCâmaras e a primeira edição será realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho na cidade de Acreúna.

Segundo o chefe do Legislativo goiano, o programa foi aprimorado para essa Legislatura com o intuito de auxiliar os municípios e reforçar o atendimento às suas demandas. Ele ressaltou ainda que a Casa de Leis está aberta ao diálogo com os diversos segmentos da sociedade civil organizada visando manter uma agenda positiva com toda a sociedade.

“Estamos entusiasmados com o Alego Ativa, o nosso Intercâmaras. Conseguimos fazer uma ampliação grande, buscando parceiros com o objetivo de ir ao encontro das necessidades dos cidadãos. O projeto é a Assembleia Legislativa chegando mais próxima da comunidade, mostrando a realidade do Parlamento e conhecendo as demandas das nossas cidades. A intenção é ouvir a sociedade e trazer essa discussão até a Casa de Leis para poder melhorar o nosso estado. Vamos estar ainda mais próximos da população”, destacou o presidente Lissauer.

Acreúna será o primeiro município a receber o programa e durante a realização do evento itinerante serão ofertados diversos serviços em áreas essenciais como saúde, jurídico, qualificação, cultura, entretenimento, dentre outros.

*Alego Ativa*

O projeto atua escolhendo uma cidade-sede que receberá o evento e mobiliza as câmaras municipais, prefeituras e comunidades locais na microrregião. Realiza palestras relacionadas a temas de interesse público e elabora cursos de treinamento e qualificação para os agentes públicos, promovendo a integração entre os poderes, lideranças locais e comunidade por meio de projetos educativos, técnicos e científicos, que incluem seminários, palestras, cursos e debates.

O Alego Ativa/Intercâmaras já possui parcerias institucionais com algumas entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Goiás (OAB-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Defensoria Pública (DP-GO) Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Uvego e Unievangélica.