sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Proposta por Paulo Garcia, “lei Moreirinha” escandaliza oposição na Câmara

Reportagem publicada no site Goiás 247

Paulo Garcia (PT): interesses suspeitos por trás da "lei Moreirinha"
Paulo Garcia (PT): interesses suspeitos por trás da lei

Depois de longa discussão que mobilizou a sessão desta terça-feira, 5, o projeto de lei do Executivo que desafeta áreas públicas municipais no setor Coimbra (rua 278 e outras) de suas destinações primitivas, ficou para ser votado na quarta-feira. Chamado de “Lei Moreirinha” pelos vereadores da oposição, o projeto favorece o Hipermercado Moreira, que seria o único beneficiário com a desafetação.

Os vereadores da oposição são totalmente contra o projeto. Na opinião deles, é mais uma matéria vinda do Executivo que tem como objetivo agradar empresários e o setor privado. A prefeitura é reincidente nesses casos, pois já quis vender até mesmo as áreas que circundam o Paço Municipal. O Ministério Público impediu a venda e o projeto foi trancado.

“Esse projeto não tem nenhum interesse público, visa apenas atender a um empresário, a uma empresa, no caso, o Moreirinha”, acusou Elias Vaz, ainda em dezembro do ano passado.

A “Lei Moreirinha” volta à pauta de votação desta quarta-feira, depois do pedido de vistas do vereador Thiago Albernaz (PSDB). Durante a sessão de hoje, dois outros vereadores também pediram vistas do processo, mas foram derrotados em Plenário.

Geovani Antonio (PSDB) e Virmondes Cruvinel (PSD) tiveram seus pedidos negados por orientação da líder do prefeito na Casa, vereadora Célia Valadão (PMDB), que pediu a reconsideração o pedido, permitindo que o projeto fosse aprovado em primeira votação.

Geovani insistiu que o projeto não poderia ser votado sem o parecer técnico da Secretaria de Planejamento do Município e também de um impacto de trânsito que deveria ser feito pela Agência Municipal de trânsito, além de um estudo de impacto de vizinhança, já que o projeto modifica o sistema viário do bairro.

A líder do prefeito sugeriu que seja realizada uma audiência pública com todas as partes envolvidas, na Comissão de Habitação e Urbanismo para onde o projeto será enviado depois de aprovado em primeira votação. Célia sugere que sejam convidados representantes dos órgãos municipais, Ministério público e população do setor que será afetada com a medida proposta pelo Executivo, antes do projeto passar pela segunda e última votação em Plenário.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...