Criado dentro do Programa de Inovação da Prefeitura, o aplicativo +Anápolis, lançado pelo prefeito Roberto Naves, promete agilizar a resolução de diversas demandas. A ferramenta permite comunicação direta entre população e Executivo, adiantando serviços de reparo e manutenção por todo o município, por meio da geolocalização, o que abre a possibilidade do contribuinte acompanhar, em tempo real, a execução do trabalho em questão.
Com apenas alguns cliques, já é possível solicitar ações como roçagem, poda de árvore, tapa-buraco, troca de iluminação, boca de lobo, etc. “As pessoas vão tirar fotos do que precisa ser feito e cada demanda que for gerada se transforma em uma ordem de serviço que chega, instantaneamente, no tablete da equipe que precisa realizar o trabalho”, contou o prefeito Roberto Naves. Assim que o servidor concluir a manutenção, ele vai tirar uma foto dentro do aplicativo que vai chegar como resposta para a pessoa que fez a solicitação.
O cidadão também pode relatar eventuais faltas de médicos e de medicamentos, identificar focos do mosquito Aedes aegypti, além de buscar a localização da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
O aplicativo ficou aproximadamente um ano e meio na incubadora, ou seja, em fase de testes. Para evitar o acumulo de demandas, a ferramenta avisa instantaneamente quando o serviço foi solicitado, o tempo que demorou para ser feito e a data da sua conclusão. “O foco é a desburocratização total. Ao convergir uma série de serviços numa plataforma digital, estamos avançando na qualidade do atendimento ao cidadão, dando mais transparência e agilidade aos processos”, afirma Naves.
O aplicativo já está disponível para baixar em iOS no Apple Store e para Android pelo Play Store. Para ter acesso, é preciso se cadastrar no Portal do Cidadão, o que garante que não haverá trotes na ferramenta. “Isso porque a pessoa tem seu CPF vinculado. Assim evitamos que nossas equipes se desloquem sem necessidade”, explica o prefeito Roberto Naves.