sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Polêmica: deputada Lêda Borges vota contra título de cidadão goiano a Bolsonaro

Durante a segunda discussão e votação do projeto de lei de autoria do deputado Humberto Teófilo (PSL), que concede título de cidadania goiana ao presidente Jair Bolsonaro, também do PSL, a deputada Lêda Borges (PSDB) se posicionou contra à homenagem. Esta foi a terceira vez que a tucana foi contrária à matéria.
Em março, a parlamentar já havia recusado a relatoria da propositura na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CJJ) alegando motivos de foro íntimo. Na mesma Comissão, a tucana votou contra o projeto.
Nesta terça-feira (28), durante a primeira discussão e votação, a tucana também se posicionou contra a matéria. Em segunda votação, nesta quarta-feira (29), a posição foi a mesma: contrária.
Segundo ela, não há como votar favorável a um presidente que retira direitos sociais do povo. “Não estou aqui para atacar meus colegas. Meus motivos de oposição ao projeto são as questões sociais. O presidente retira R$ 5 bilhões da educação, retira da Funai sua autonomia e só prejudica os indígenas. Um presidente que segura um ministro da Educação incompetente por quatro meses, coloca agora outro igualmente ruim e que incentiva a guerra dentro e fora do Brasil não merece esse título”, disse.
Para ela, o presidente prefere “discutir ideologia em vez de cuidar das questões realmente importantes do país”. “Contingenciaram a educação, saúde e cidadania. Como vou ser favorável a isso tudo?”, questiona.
Sem unanimidade, a propositura foi aprovada pelo plenário. Cinco deputados votaram contra a matéria: Lêda Borges (PSDB), Alysson Lima (PRB), Karlos Cabral (PDT), Antônio Gomide e Adriana Accorsi, ambos do PT.