sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Site Poder Goiás: “Divulgação de foto da cadeira vazia de Caiado é mensagem errada na hora errada”

Leia análise do jornalista Eduardo Horácio, publicada no site Poder Goiás: “O próprio governador Ronaldo Caiado (DEM) divulgou ontem, 29 de maio, nas redes sociais uma foto da cadeira vazia de governador. Trata-se de erro de comunicação grave por parte de Caiado e sua equipe: a divulgação da foto vazia da cadeira do governador num momento em que os goianos sentem a “ausência do Estado em tudo” só reforça… a ausência do governador.

Caiado já é criticado por se ausentar demais de Goiás: só nesses cinco meses de mandato, foi a Brasília mais de 60 vezes, fora algumas viagens desnecessárias a outros Estados. Caiado também é criticado por não ter cumprido a ordem cronológica de pagamento de salários, pulando o mês de dezembro (até hoje não integralmente pago). Igualmente seu governo é atacado por ter abandonado as rodovias estaduais à própria sorte, sem manutenção alguma. Fora os casos graves envolvendo fechamento de dezenas de escolas e até (possivelmente) o Hospital Materno Infantil e coisas mais triviais, como a desorganização do calendário dos festivais de cultura do Estado, como o Fica.

Enfim, a sensação que o goiano tem nesses cinco meses de mandato é que Goiás não tem governo. Curiosamente, o próprio Caiado e seus auxiliares têm repetido aos quatro ventos, em discursos monótonos, que “Goiás agora tem governo”, para ver se cola (não custa lembrar: “Goiás agora tem governo” foi o slogan do governo Marconi em 1999 e 2000, até ser abandonado pela arrogância que o termo embute).

Personalismo
Para piorar, no texto que acompanha a foto nas redes sociais, Caiado voltou a posar de “bonitão” reforçando que sua imagem não estampará mais as paredes das repartições públicas e, sim, a foto da bandeira do Estado. Caiado, no mesmo texto, volta a dizer que “tomamos a decisão acertada, (sic) de não usarmos foto oficial minha para colocar nas paredes de lugares públicos”.

De novo, o texto de Caiado esconde a informação correta: a decisão de não colocar foto do governador nas paredes atende a uma ordem judicial, mais especificamente uma decisão do Tribunal de Justiça. Tentar capitalizar para si uma decisão judicial já mostra o quanto Caiado vai na direção oposta do que prega, eliminando a transparência do ato e diminuindo a impessoalidade do gesto. “