sábado , 27 abril 2024
Sem categoria

Presidente Lissauer Vieira abre a 1ª edição do programa Alego Ativa, na Câmara Municipal de Acreúna

O deputado Lissauer Vieira abriu nesta-feira em Acreúna  o programa Alego Ativa/Intercâmaras, um evento itinerante que leva ao interior do estado atividades para aproximar a população do Poder Público, integrar os municípios e capacitar os servidores locais dos Três Poderes.

Na abertura do evento, Lissauer Vieira afirmou que o Alego Ativa é um projeto fundamental para que os parlamentares estaduais ouçam a população, identifiquem as necessidades das cidades e, posteriormente, planejem e levem políticas públicas efetivas para as elas. Neste sentido, ele destacou que todos os atendimentos oferecidos no programa contribuem para ajudar os prefeitos e vereadores a amenizarem um pouco dos problemas sociais que os municípios vivem.

No fim do seu pronunciamento, o presidente colocou o Poder Legislativo estadual à disposição das lideranças políticas de todas as regiões do estado para que, por meio de um diálogo aberto e transparente, seja feito um debate importante para tornar melhor a vida da sociedade goiana. “Todos nós que vivemos e vivenciamos a política, seja com mandato, como secretário, ou como representante do povo, precisamos ter a consciência que a única coisa que nos interessa é trazer benefício coletivo e melhorar a cidade em que a comunidade vive e, consequentemente, a vida da população”, disse.

O  deputado Cláudio Meirelles (PTC) externou o contentamento dele por estar sendo realizada em Acreúna a primeira edição do Alego Ativa, já que o município faz parte do seu reduto eleitoral e está sempre na sua pauta de trabalho na Assembleia. O parlamentar também ressaltou a importância do intercâmbio entre o Legislativo estadual e os Legislativos municipais para o crescimento e fortalecimento destes Poderes.

Para o prefeito de Acreúna, Edmar Oliveira (PSDB), ao interiorizar as suas atividades, usando da sua força institucional, o Parlamento goiano fortalece ainda mais sua relação com os municípios. “E se aproxima ainda mais dos nossos munícipes com essas ações que impactam diretamente na vida deles”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Acreúna, vereador Diego Smith (PTC), agradeceu a todo o secretariado e servidores da cidade que contribuíram para que o evento acontecesse com êxito.

Programação de sexta-feira

Nesta sexta-feira, 31, o evento teve início com a apresentação da banda da Escola Municipal Militarizada Tia Lourdes, de Acreúna. Os cursos de treinamento e qualificação profissional estão sendo oferecidos nas dependências da Câmara Municipal da cidade.

No período da manhã, foram ministrados os cursos “Controle externo em benefício de uma sociedade participativa”, que ficou por conta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); “Licitação”, que foi ensinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e “Comunicação e Redes Sociais”, também aplicado pelo Senac.

Já no período da tarde, os cursos que serão ministrados são “Tendências e Oportunidades de Negócios em Goiás”, que será oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); “Contratos e Convênios”, que será aplicado pelo Senac; e “Comunicação e Redes Sociais”, que também ficará por conta do Senac.

Simultaneamente à realização dos cursos, estão sendo oferecidos serviços jurídicos e de saúde. Durante os períodos matutino e vespertino, a população tem a oportunidade de fazer exames oftalmológicos, que estão sendo executados pela Fundação Banco de Olhos (Fubog), e também conta com atendimentos jurídicos, disponibilizados pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO); e com serviços de beleza, que estão sendo realizados pelo Senac.

O evento se estende ao sábado, 1º, com início às 9 horas, no mesmo local. Confira, aqui, a programação