segunda-feira , 13 janeiro 2025
Sem categoria

População de Acreúna e região comemora serviços levados pelo por Lissauer Vieira no programa Alego Ativa/Intercâmaras

Sob o comando do presidente Lissauer Vieira, a Assembleia  realizou, neste fim de semana, a primeira edição do Alego Ativa/Intercâmaras, um evento itinerante que leva ao interior do Estado atividades para aproximar a população do Poder Público.

O evento foi realizado durante a sexta-feira, 31, e o sábado, 1º, na Câmara Municipal de Acreúna, na região Sudoeste do Estado. Durante este período, o Legislativo Goiano foi além das suas funções constitucionais, que são as de fiscalizar e legislar. Ao interiorizar as suas atividades, ele ampliou a sua representatividade e o seu envolvimento com a sociedade e fortaleceu ainda mais a sua relação com os municípios.

O Alego Ativa é uma ampliação do Intercâmaras, um programa de apoio, desenvolvimento e integração da Assembleia com as cidades, idealizado e implementado na 16ª Legislatura. A partir de agora, além de palestras sobre temas de interesse público e cursos de treinamento e qualificação, que já são oferecidos para agentes públicos locais, a comunidade passa a ser diretamente atendida com serviços de assistência social.

A abertura oficial do evento foi feita por Lissauer Vieira e contou com a presença de diversas autoridades e, claro, da população da cidade e região. O presidente afirmou que o Alego Ativa é um projeto fundamental para que os parlamentares estaduais ouçam a população, identifiquem as necessidades dos municípios e, posteriormente, planejem e levem políticas públicas efetivas para as eles.

Lissauer destacou que todos os atendimentos oferecidos no programa contribuem para ajudar os prefeitos e vereadores a amenizarem um pouco dos problemas sociais que os municípios enfrentam. “Todos nós que vivemos e vivenciamos a política, seja com mandato, como secretário, ou como representante do povo, precisamos ter a consciência que a única coisa que nos interessa é trazer benefício coletivo e melhorar a cidade em que a comunidade vive e, consequentemente, a vida da população.”

O presidente da Câmara Municipal de Acreúna, vereador Diego Smith (PTC), disse que o evento colaborou para que as autoridades locais pudessem identificar os principais gargalos da comunidade. “Com as informações que tivemos durante o evento, percebemos as grandes demandas do município em relação às áreas social e da saúde. Identificamos, por exemplo, uma grande busca por oftalmologistas e por atendimento odontológico”, disse. Segundo ele, isso contribuirá para que eles atuem em favor das políticas públicas necessárias para amenizar estes gargalos.

Serviços para a população

As instituições parceiras disponibilizaram para os cidadãos de Acreúna e região serviços jurídicos, de saúde e de capacitação profissional. Também foram oferecidas atividades culturais, de entretenimento e muito lazer para a criançada, que pulou até cansar no pula-pula e depois foi se esbaldar com pipoca e algodão doce.

O Alego Ativa recebeu muitas famílias, como é o caso da oleira Ariana Cristina, de 30 anos, que foi com o marido, o também oleiro Givanildo Ferreira, de 40 anos, e o filho, Emanuel Nunes, de 10 anos de idade, levar o caçula Israel Nunes, de 9 anos, a uma consulta oftalmológica disponibilizada pela Fundação Banco de Olhos (Fubog). Segundo Ariana, os rapazes da família também aproveitaram para cortar os cabelos com a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “O evento está maravilhoso! Estamos muito gratos por esta oportunidade. Gostaria que acontecesse mais vezes”, sugeriu.

As irmãs gêmeas Divina Almeida e Brazilina Almeida, de 49 anos, ambas diaristas, também buscaram atendimento oftalmológico. Elas, que são diabéticas, foram fazer exames clínicos com a finalidade de prevenir e/ou diagnosticar precocemente a retinopatia diabética. Antes mesmo de realizarem a consulta, as gêmeas já celebravam a oportunidade de serem atendidas. “Estamos felizes porque é um evento político que reforça a cidadania. A política tem que ser assim: feita para o povo”, ressaltou Divina.

Para a diretora de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia, Raquel Lúcio Franco, que acompanhou in loco todas as atividades da área oferecidas à população, por meio do Alego Ativa, a Casa está demonstrando profundo respeito e seriedade em relação às políticas públicas de saúde. “O atendimento que está sendo realizado, por exemplo, pela Fundação Banco de Olhos, no que diz respeito à oftalmologia, mostra que essa especialidade é um dos gargalos dentro da saúde pública. Isso é extremamente significativo para o Poder Legislativo trabalhar de uma maneira positiva e legislar em favor das políticas públicas de saúde”, frisou.

Os primos Elvis da Silva, de 26 anos, e Samuel da Silva, de 29 anos, que estão desempregados, viram no curso “Como aumentar a produtividade dos tratores”, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma oportunidade para se capacitarem e buscarem um emprego. “Chegamos recentemente da Bahia à procura de trabalho. Quando vimos o anúncio do curso, ficamos contentes com a oportunidade de nos qualificar para tentarmos conseguir um emprego no ramo do agronegócio, que é o forte aqui de Acreúna e região”, contou Elvis. “Achei o curso excelente! Aprendemos muito”, acrescentou Samuel.

Cassilda Drosghic, agente comunitária de saúde, não escondia a sua satisfação de, só agora, aos 68 anos de idade, ter feito a sua primeira massagem relaxante. A princípio, ela entrou no “Espaço Zen”, oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), para fazer um exame de bioimpedância, mas as educadoras físicas Maria Eliza Lenza e Suellen Teodoro, carinhosamente, ofereceram a massagem, que foi aceita e desfrutada.

Programação

Na sexta-feira, 31, o evento começou com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Logo após, houve uma apresentação da banda da Escola Municipal Militarizada Tia Lourdes, de Acreúna. Os alunos arrancaram sorrisos e aplausos de todos que assistiram a performance.

Durante todo o dia, foram oferecidos serviços jurídicos e de saúde. A população realizou exames instantâneos, como o de glicemia e o de bioimpedância; aferiu a pressão arterial; fez exames oftalmológicos, os quais foram executados pela Fundação Banco de Olhos; contou com atendimentos jurídicos, disponibilizados pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO); e também se beneficiou dos serviços de beleza oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Cursos de treinamento e qualificação profissional foram oferecidos nas dependências da Câmara Municipal da cidade e nos arredores do local. No período da manhã, foram ministrados os cursos “Controle externo em benefício de uma sociedade participativa”, que ficou por conta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); “Licitação”, que foi ensinado pelo Senac; e “Comunicação e Redes Sociais”, também aplicado pelo Senac.

No período da tarde, os cursos ministrados foram “Tendências e Oportunidades de Negócios em Goiás”, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); “Contratos e Convênios”, aplicado pelo Senac; e “Comunicação e Redes Sociais”, que também ficou por conta do Senac. O curso com o tema “Como aumentar a produtividade dos tratores” foi oferecido pelo Senai a duas turmas; uma de manhã e outra à tarde.

No sábado 1º, o Grupo Alpha de Teatro e Cinema de Acreúna abriu as atividades do dia com uma apresentação teatral. Em seguida, foram iniciados os atendimentos. Os serviços de assistência jurídica continuaram com a Defensoria Pública.

Os serviços de saúde foram disponibilizados pela Faculdade Sul-Americana (Fasam), que realizou um levantamento epidemiológico de saúde bucal que contribuirá para a elaboração de políticas públicas para Acreúna e região. Os exames clínicos foram feitos para identificar dentes cariados, obturados e perdidos.

Em visita feita pela Alego à instituição na última quarta-feira, o diretor de pós-graduação e também coordenador do curso de Odontologia, Iury Oliveira Castro, explicou que este diagnóstico chegaria a um indicador odontológico que chama Índice CPOD. “Com este índice, temos condições, por exemplo, de montar uma plataforma de atendimento, elaborar alguns projetos e, posteriormente, apresentar para a prefeitura da cidade e para a Assembleia”, explicou.

Neste dia, mais uma etapa de cursos de capacitação foi realizada. Foram ministrados três: “Como agir de maneira empreendedora”, este que foi aplicado pelo Sebrae; “Poder Legislativo municipal, competência, ritos e desafios” e “Excelência de atendimento ao público”, ambos oferecidos pela Escola do Legislativo da Alego; e “Como aumentar a produtividade dos tratores”, novamente oferecido pelo Senai.