sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Em audiência pública,Talles Barreto garante apoio da Assembleia à cultura goiana

Na tarde desta segunda-feira (3), o deputado estadual Talles Barreto conduziu audiência pública para debater a situação das escolas de artes de Goiás com a presença de representantes do Instituto de Educação Gustav Ritter, Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) em Artes Basileu França, Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e reforçou o apoio da Assembleia Legislativa aos projetos culturais no Estado inclusive com a destinação de emendas. A reunião integra o cronograma de atividades da comissão de educação, cultura e esportes da Assembleia Legislativa presidida pelo parlamentar.

Durante o encontro foram discutidas demandas das instituições entre elas o orçamento, estrutura, apoio, corpo docente e técnico. O diretor do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, Edmar Carneiro, ressaltou as ações que a unidade  implementa nas áreas de educação, cultura e artes atendendo mais de  2 mil alunos na capital.
A representante do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) em Artes Basileu França, diretora Lóide Magalhães, pontuou que a principal meta é ser referência em educação cultural profissional no Estado. “Temos 3 mil alunos presenciais e ainda temos três colégios tecnológicos agregados ao Basileu onde atendemos mais 300 alunos”, afirmou. Ela citou, ainda, o atraso no pagamento de bolsas e a dificuldade em manter os programas existentes.
Luz Marina de Alcântara, diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, considerou como urgente a realização de concursos públicos para professores de artes na educação estadual. “Os contratos temporários têm salários vexatórios, então a demanda mais urgente é o concurso, o último foi feito em 2010”, informou.
Após ouvir sobre a atual situação das instituições, Talles Barreto, juntamente com os demais deputados que compõem a comissão se prontificou analisar em que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pode contribuir não somente na área da cultura mas também na educação e esporte. Para ele, é de suma importância apoiar e fomentar o desenvolvimento destas áreas, que também são instrumento de socialização, além de manter o que já foi realizado. Ele lembrou, ainda, que foram criadas pastas no governo estadual para cada área que a comissão atua mas não há orçamento e investimento para elas. “Não podemos deixar a cultura goiana de lado, por isso estaremos trabalhando de forma incisiva para garantir o orçamento necessário às instituições”, frisou.