quinta-feira , 18 abril 2024
Sem categoria

Guarinos: funcionário da prefeitura que embolsava dinheiro de impostos é afastado pela Justiça

O servidor público municipal de Guarinos, Rogélio Mendes Ferreira, foi afastado do cargo pela Justiça após apuração da Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), que indicou desvio de dinheiro da prefeitura da cidade. O resultado da operação foi divulgado nesta quarta-feira (5).

De acordo com o inquérito policial, o funcionário recebia indevidamente valores correspondentes ao Imposto de Transmissão Intervivos (ISTI). Até o momento, segundo a corporação, Rogélio teria desviado R$ 280 mil. A DOT acredita que os números sejam mais altos.

Ainda foi informado que o servidor se aproveitava de moradores que iam a prefeitura pagar o imposto. No local, ele, que era responsável pelo recebimento, imprimia um boleto com o valor, mas desviava parte do valor para contas pessoais ao receber o pagamento.

A Polícia Civil também explicou que Rogélio, apesar dos desvios, dava baixas integrais nos débitos. O servidor, segundo a DOT, tinha uma vida incompatível com o salário de servidor da prefeitura.

Depois de cumprir dois mandados de busca e apreensão na prefeitura, a corporação pediu o afastamento de Rogélio de suas funções. A Justiça deferiu o pedido na última terça-feira (4).