sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Coluna Giro: Marconi e Eliton decidem recorrer de parecer do TCE e avaliam questionar Tejota

Veja nota da coluna Giro:
“Os ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, ambos do PSDB, decidiram questionar em conjunto o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado pela rejeição de suas contas. Foi definido pela defesa dos dois que num primeiro momento será apresentado recurso junto ao próprio TCE. Em seguida, se for necessário, eles irão à Justiça. O principal argumento da defesa dos tucanos será o de que as contas foram apreciadas sem observância ao princípio da ampla defesa. Esse foi, inclusive, um dos questionamentos apresentados por Fernando Carneiro, procurador do Ministério Público junto ao tribunal, durante a sessão. Citando jurisprudências do STF, ele apontou que o procedimento “não teve a participação dos ex-governadores cujas contas estão agora sob análise” e que o mesmo “carece de maior precisão no sentido da responsabilização de cada um”. Outro ponto, que ainda não é consensual é o pedido de suspeição do conselheiro Sebastião Tejota, que é pai do vice-governador Lincoln Tejota (Pros).

Ex-auxiliares

José Carlos Siqueira e Tito Amaral, que comandaram a Controladoria Geral do Estado (CGE) em momentos diferentes, atuam na defesa de Marconi Perillo e José Eliton.

Tempo

Tucanos acreditam que podem ganhar tempo com as investidas da defesa. Com isso, esperam ao menos protelar o início da análise das contas por parte da Assembleia Legislativa, previsto para a semana que vem.”