sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Seminário reúne artistas e produtores para discussão sobre desmonte da Cultura por Caiado

Em Goiás, as principais ferramentas governamentais de incentivo cultural não estão funcionando regularmente. Por isto mesmo, coletivos, artistas e produtores discutem o futuro de uma política de Estado, por meio de seminário aberto a toda a população.
No dia 24 de junho, segunda-feira, às 14 horas, coletivos, artistas e produtores culturais promoverão um seminário em prol da Cultura. A ação será realizada no Centro Cultural da UFG (Praça Universitária, St. Leste Universitário, Goiânia/GO) e discutirá “A Crise do Estado e o Futuro da Política Cultural”.
O objetivo do evento é instaurar um debate ampliado junto aos poderes municipal, estadual e federal sobre os rumos das políticas de Estado para a área cultural.
A iniciativa corresponde à insatisfação dos trabalhadores das artes de nosso estado, uma vez que várias ferramentas de fomento a este setor vêm sofrendo com a descontinuidade e o funcionamento irregular, provocados por questões ligadas às vontades pessoais de gestores, às ideologias políticas, à falta de compromissos, fatores que sempre se sobrepõem ao interesse público.
A proposta é um debate sobre a grave crise que o Estado enfrenta e suas influências nas políticas públicas, em especial, na política cultural, tendo como objetivo central buscar soluções para os problemas vividos pelo setor.
O seminário é organizado por artistas e produtores culturais envolvidos em diversas áreas (Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Patrimônio Cultural, Audiovisual); e contará com a presença de representantes da Secretaria de Cultura de Goiás, Secretaria da Economia de Goiás, Assembleia Legislativa de Goiás, Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, Câmara Municipal de Goiânia, Secretaria Especial da Cultura e Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

SERVIÇO
Seminário “A Crise do Estado e o Futuro da Política Cultural”
Data: 24 de junho (segunda-feira) – Horário: 14 h
Local: Centro Cultural da UFG – Setor Universitário – Goiânia – GO Entrada gratuita.
Contatos para Entrevista
Marcelo Carneiro – (62) 9 8111 – 2485 / Norval Berbari – (62) 9 846 – 2891
COMISSÃO ORGANIZADORA: Alexandre Augusto (Zabriskie Teatro); Evandro Costa (Indelicada Cia. Teatral); Fernanda Botelho (Produtora Cultural – Música); Fernanda Fernandes (F2 Produções); Laila Santoro (IEC e Coletivo Aruá); Leo Bigode (Goiânia Noise Festival / Monstro Discos); Marcelo Carneiro (Arte Brasil Projetos Socioculturais); Norval Berbari (SemNome CiaTeatro / FETEG); Vera Bicalho (Quasar Cia. de Dança); Wanessa Cruz (Arte Plena Produções Culturais); Vilmar Ferraz (Cineasta)