sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Festa do Divino reúne 822 mil fiéis nos cinco primeiros dias

Os cinco primeiros dias da tradicional festa em louvor ao Divino Pai Eterno 2019 reuniram 822 mil fiéis em Trindade, informou, nesta quarta-feira (03/07), a Sala de Gestão Integrada (SGI), responsável pelo acompanhamento da romaria.

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, destaca o planejamento que garante a plena organização da festa. Conforme ele, a cidade está bem estruturada para receber de forma ordenada esse grande número de romeiros.

A Polícia Militar de Goiás informa que a romaria ocorre sem transtornos, tanto na rodovia dos Romeiros como no interior da cidade. A maioria das ocorrências, de acordo com a Polícia Civil, tem sido a perda de documentos devido à grande aglomeração. Para o Corpo de Bombeiros, os registros que recebe são rotineiros, como mal-estar e desmaios.

A Prefeitura de Trindade mantém o plantão da romaria, com 1.200 servidores voltados para a prestação de serviços para os visitantes.

No setor de saúde, a prefeitura realizou 4.025 atendimentos e procedimentos para romeiros durante os cinco primeiros dias da festa.

Programação
Nessa quinta-feira (04/07) acontece o tradicional desfile dos carros de boi, a partir das 09h da manhã. Essa romaria é tombada deste 2016 como patrimônio imaterial cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O desfile deve reunir 400 carros de bois que sairão do santuário matriz do Divino Pai Eterno, conhecida como santuário velho, onde recebem bênçãos e seguem para o Carreiródromo, onde serão recepcionados pelo prefeito Jânio Darrot, primeira-dama Dairdes Darrot, e demais autoridades municipais e estaduais.

À noite acontece o show do padre e cantor Fábio de Melo, a partir das 21h na praça do santuário basílica do Divino Pai Eterno. Às 22h é a vez do show do cantor Jefferson Moraes, no Carreiródromo.