quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Jânio Darrot abre, em Trindade, tradicional desfile com 360 carros de boi

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, e a primeira-dama, Dairdes Darrot, abriram, na manhã desta quinta-feira (04/07), a tradicional romaria de carros de bois, no carreiródromo municipal Ada Cyra. O desfile saiu do santuário matriz do Divino Pai Eterno, conhecido como santuário velho, onde os participantes receberem a benção.

O desfile contou com 360 carros de bois de diversos municípios de Goiás e de outros estados. A romaria é tombada desde 2016, como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Entre as diversas autoridades presentes estavam o governador Ronaldo Caiado e primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, senador Vanderlan Cardoso, superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, vice-prefeito Cabriny, deputados, vereadores, secretários municipais e romeiros de diferentes partes do país.

Jânio Darrot destaca a importância do grande desfile para Goiás e para o Brasil. “Mantemos vivas as tradições culturais e valorizamos nossas raízes”, disse. O evento remonta as origens da devoção ao Divino Pai Eterno, em 1840. “É a imensa fé que resiste ao tempo”, afirma.

O prefeito ressalta os esforços realizados para tornar realidade um evento de grande dimensão. Ele agradeceu aos colaboradores municipais que trabalharam na organização e exaltou as parcerias com o Governo do Estado de Goiás e com a Caixa Econômica Federal.

Para essa sexta-feira (05/07) está programada a romaria dos cavaleiros e muladeiros de Trindade 2019, a partir das 9h. O trajeto começa na rua 16 de julho e passa pela Igreja Matriz, com apresentação no carreiródromo municipal Ada Cyra.