Nova marca: TV Anhanguera segue tratando telespectador goiano como um capiau bobinho da roça

Na semana passada, a TV Anhanguera lançou sua nova marca e seu novo posicionamento no mercado. Com uma logomarca predominantemente da cor branca e o slogan “Vamos juntos”, o Grupo Jaime Câmara tenta dar uma sacudida na TV Anhanguera, que vem perdendo audiência para Record TV Goiás e TV Serra Dourada. Os telejornais da afiliada da Globo são diariamente massacrados pelas rivais.

A tentativa da TV Anhanguera é até louvável. Mudar é sempre bom, porém ela segue tratando telespectador o goiano como um capiau, um bobinho da roça, que necessita de informação e a TV, como a mãe geradora do conhecimento, tem a dádiva de mostrar o caminho da sabedoria. A TV Anhanguera também insiste em ressaltar uma goianidade que nem existe mais na sociedade.

É uma visão errada e distorcida de Goiás, um Estado que cresceu, se desenvolveu. As pessoas possuem smartphones, circulam pelo Brasil e pelo mundo. Nossos shoppings têm lojas de grandes grifes e Goiânia é referência na medicina, na pesquisa e em outras áreas.

O goiano bobinho que anda com uma lasca de braquiária na boca é minoria ou nem existe mais. E até mesmo esse capiau é capaz de ter um celular para ver as notícias e se conectar nas redes. Não é à toa que a TV Anhanguera vem perdendo feio na audiência para as concorrentes, que oferecem um jornalismo mais agressivo e moderno, falando diretamente com o telespectador, sem frescura e de forma autêntica.

A TV Anhanguera erra de novo ao insistir nessa visão provinciana, que quer destacar uma goianidade lá dos tempos do finado Geraldinho. Goiás é outro… só os cabeças da TV anhanguera que não perceberam.

Slogan

O novo slogan merece um pitaco separado. “Vamos juntos”, diz a TV Anhanguera. Mas, vamos juntos para onde??? Esse slogan mais parece propaganda de prefeitura de interior: “Juntos somos mais”, “Juntos fazemos mais” ou qualquer coisa do tipo. Para um grande conglomerado de comunicação é muita pobreza de espírito e criatividade.