sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Com parceria do prefeito Jânio Darrot, Festa do Divino Pai Eterno tem crescimento de 20% no número de fiéis que foram a Trindade

Evento atrai 3 milhões e 200 mil visitantes, informa Sala de Gestão Integrada (GSI), responsável pela organização e acompanhamento da Romaria 2019, durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (08/07). Prefeito Jânio Darrot destaca parcerias que garantiram segurança e bem-estar dos romeiros. “Cumprimos nossa missão com muita fé, trabalho e disposição para servir ao próximo”, disse

A tradicional festa do Divino Pai Eterno, encerrada no domingo (07/07), teve crescimento de 20% no número de fiéis que foram a Trindade, na comparação com o ano passado, num total de 3 milhões e 200 mil visitantes. As informações foram disponibilizadas pela Sala de Gestão Integrada (GSI), responsável pela organização e acompanhamento da Romaria 2019, durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (08/07).

O prefeito Jânio Darrot comemora o resultado positivo da romaria 2019. Segundo ele, a festa foi concluída com tranquilidade e segurança graças à coordenação conjunta entre prefeitura de Trindade, governo de Goiás, igreja católica, polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

“Trabalhamos incansavelmente para que cada romeiro que veio até a nossa cidade pudesse se sentir acolhido, como se estivesse em sua casa”, afirma Jânio Darrot. “Cumprimos nossa missão com muita fé, trabalho e disposição para servir ao próximo”, destaca.

De acordo com o balanço dos 10 dias de festa, 1.200 funcionários municipais trabalharam diuturnamente. Na romaria foram realizados 11.570 atendimentos e procedimentos no setor de saúde em seis locais específicos (barraca da OVG, CAT, santuário Matriz, dois no santuário Basílica e carreiródromo). A secretaria municipal também intensificou a vigilância sanitária no município.

A prefeitura de Trindade instalou 300 banheiros químicos em vários pontos da cidade, serviu 15 mil refeições para colaboradores e pessoas carentes. Foram distribuídos 40 mil guias turísticos. 120 mil quilos de lixo foram recolhidos diariamente nos 500 pontos de coletas espalhados pela cidade.

*Segurança*
A polícia Militar de Goiás contou com mais de 3 mil profissionais e com efetivo dos batalhões da Rotam, Bope, Choque, Cavalaria e Graer. Durante a romaria, houve 22 ocorrências e todos os autores atuados e presos.

A polícia Civil atuou em parceria com a Militar e contou com 100 policias em quatro pontos de atendimentos 24 horas (santuários Matriz e Basílica, delegacias na avenida Manoel Monteiro e Regional).

O Corpo de Bombeiros contou com efetivo de 800 homens. As ocorrências atendidas caíram 30% na comparação com o ano anterior. A queda é resultado do trabalho de conscientização realizado durante todo o ano em redes sociais e na imprensa.

A prefeitura de Trindade realizou acolhimento e suporte 24 horas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em parceria com a Metrobus e Red Mob, o eixo Anhanguera funcionou 24 horas e o City Bus atendeu, de forma gratuita, os romeiros que deslocavam do santuário Basílica até a rodoviária.

A tradicional festa em louvor ao Divino Pai Eterno 2019 contou com 360 carros de bois durante o desfile e 4 mil cavaleiros e muladeiros.

A Prefeitura de Trindade também promoveu fiscalização no trânsito, o que garantiu mais segurança e comodidade para os romeiros e procissões religiosas. Foi disponibilizado monitoramento 24h por câmeras nos principais pontos da cidade.