sexta-feira , 11 setembro 2026
Goiás

Adriano do Baldy propõe fim da taxa de religação de energia

O deputado federal Adriano do Baldy (Progressistas) apresentou projeto de lei que acaba com a cobrança da taxa de religação de energia quando o abastecimento tiver sido suspenso por inadimplência. A lei que permite às concessionárias incluir o valor do serviço na tarifa existe desde 1996.

Já são centenas de decisões judiciais a favor dos consumidores em diferentes estados brasileiros, mas todas derrubadas com recursos em instâncias superiores porque a justiça entende que apenas a União pode legislar sobre o caso.

No Tocantins, por exemplo, deputados estaduais aprovaram por unanimidade em maio lei que proíbe as concessionárias de água e energia de cobrar a taxa de religação, mas o texto ainda não está em vigor porque carece da sanção do governador Mauro Carlesse (PHS). A questão, porém, está longe do fim porque a BRK Ambiental e a Energisa recorrerão ao Judiciário.

“Se a família, ou morador não pagou a conta é porque está com dificuldades financeiras. E exigir que além de regularizar o débito, estas pessoas paguem uma taxa extra é uma incoerência muito grande”, afirma Adriano. “A legislação brasileira precisa ser renovada”.

Artigos relacionados

Goiás

Perdeu! Sem diálogo com Leandro Vilela, Gleison anuncia que não é mais líder do prefeito na Câmara

Fim da liderança O prefeito Leandro Vilela perdeu uma de suas principais...

Goiás

Homem arranca arma de PM e a joga no meio da BR-040 em Valparaíso de Goiás

Entorno do DF Um homem conseguiu arrancar a pistola de um policial...

Goiás

Alô Daniel Vilela! Enquanto o governador faz campanha, família de bebê suplica por vaga em UTI neonatal

Longa espera Enquanto Daniel Vilela percorre o Estado em agendas políticas e...