Lançado aplicativo ‘Hora Marcada’ para agendar pelo celular atendimento no SUS… mas, em São Paulo, porque em Goiás, Caiado só cavalga

O governador João Doria apresentou nesta terça-feira (16), na Prefeitura de Ribeirão Preto, o “Hora Marcada”. É um aplicativo que visa otimizar o acesso e o conforto dos usuários do SUS, funcionando como uma “agenda digital de saúde”. O app foi desenvolvido pela Prodesp, empresa de dados e informática do Governo do Estado.

“O Hora Marcada será uma referência nacional. Começa em Ribeirão Preto, vai pra toda a região e, na sequência, vai pra todo o Estado de São Paulo. O mundo é da tecnologia, que ajuda a saúde pública”, disse Doria. Ribeirão Preto já disponibiliza o app para pacientes de dez Unidades Básicas de Saúde (confira a lista aqui). A implantação será expandida gradativamente no município e, na sequência, para outras cidades do Estado.

O projeto piloto começou na UBS José Sampaio – Dr. Rubens Nicoletti Filho, em 17 de junho. Em menos de um mês, foi ampliado para outras nove UBS, sendo a mais recente a de Vila Mariana, onde o app passou a ser disponibilizado nesta segunda-feira (15). O evento também contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, do Presidente da Prodesp, André Arruda,e do Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

O “Hora Marcada” permite visualizar as datas e horários de agendamentos de consultas e exames, além de cancelamentos e reagendamentos. É possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da UBS de referência. Para agendamento de especialidades e exames, é necessário o encaminhamento médico da UBS.

O aplicativo também pode ser utilizado por mais de uma pessoa. Crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores mediante comprovação de responsabilidade e apresentação do cartão SUS em uma UBS de vínculo.

Para ter acesso ao “Hora Marcada”, o paciente deverá baixar o aplicativo, disponível gratuitamente na Google Store e, em breve, na Apple Store. Após a instalação, é preciso preencher informações básicas como número do cartão SUS e CPF. O “passo a passo” do uso pode ser consultado em http://horamarcada.saude.sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma relação de Perguntas Frequentes para orientar a população.