sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Anápolis: com centro inaugurado pelo prefeito Roberto Naves, distribuição de insumos e medicamentos de fica eficaz e humanizada

A vida de dona Marlene Nunes mudou desde que seu marido sofreu um acidente e ficou com graves sequelas. Ele precisa de cuidados extras e alguns deles são dietas específicas com leites especiais, fraldas, entre outros insumos. Um custo alto para quem não dispõe de muitos recursos, mas a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem um local especial para atender pacientes que necessitam desta assistência. Trata-se do Centro Especializado de Distribuição inaugurado nesta quarta-feira, 17, pelo prefeito Roberto Naves.
Dona Marlene estava lá. Pela primeira vez foi ao local e gostou. “Aqui é bem mais fácil. A gente já chega e encontra tudo arrumadinho. Tem lugar pra esperar. Fui muito bem atendida”, disse. No Centro Especializado de Distribuição é feita a distribuição de análogos de insulinas; insumos, medicamentos e curativos para pacientes acamados; fraldas, nutrição (leites e dietas); bolsas de ostomia; medicamentos judicializados, da Atenção Básica e controlados.
Elogios vieram também de quem sempre lutou por essa assistência eficiente. Sander Ângelo, presidente da ONG Mães e Pais de Filhos DM1 (Diabetes Mellitus Tipo 1) e voluntário na Associação de Diabéticos de Anápolis, destacou a estrutura adequada para receber os pacientes. “Agora temos esse espaço que oferece bem-estar a quem procura. E é isso que o paciente precisa, ser tratado com mais amor e respeito”, declarou.
Pai de um portador de diabetes tipo 1, Sander Ângelo sempre lutou pela causa e por diversas vezes brigou por um atendimento mais eficaz e humanizado. “Foram muitas dificuldades, mas hoje é dia de festa e quero focar nisso aqui, nessa excelente estrutura que está sendo entregue”, enfatizou.
As dificuldades foram muitas, em especial para os pacientes com diabetes que necessitam de análogos de insulinas. Até 2016 a distribuição era feita na Unidade de Saúde do Jundiaí, sem relatório de controle e estoque. Quanto a atual gestão assumiu em 2017, encontrou a falta de insumos porque não havia sido feito nenhum planejamento de estoque. Por determinação do prefeito Roberto Naves, foi feito o recadastramento dos pacientes com relatórios e receitas atualizadas.
A entrega foi transferida para a Central de Assistência Farmacêutica de Anápolis (Cafa), onde a dispensação passou a ser realizada na presença de farmacêutico controlando a saída dos insumos. “E agora passamos da Cafa para um lugar apropriado. Com isso, resolvemos o problema na dispensação destes análogos e somos pioneiros na distribuição de insulina Lantus, mais cara, mas muita menos traumática para os pacientes, especialmente crianças”, ressaltou o prefeito.
Roberto Naves ainda destacou o Centro Especializado de Distribuição foi mais uma etapa cumprida nessa assistência especializada aos pacientes que necessitam de insumos. “Aproveito aqui para lançar mais um desafio à nossa equipe. Até o fim do ano, vamos organizar um sistema de entrega em domicílio para facilitar a vida dos pacientes e seus familiares”, disse.
Farmácia Clínica
Outra novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Lucas Leite. Trata-se da Farmácia Clínica um atendimento agendado em uma das distritais que ficam nas unidades de saúde do Parque Iracema, Recanto do Sol, Jundiaí (Osego), Vila União, Arco Verde, Bairro de Lourdes e no próprio Centro Especializado de Distribuição.
Assim o profissional pode avaliar o conjunto dos remédios que o paciente está tomando quanto às possíveis interações, orientar sobre a melhor forma de tomar a medicação, ouví-lo sobre sua evolução clínica, entre outras orientações. “O farmacêutico vai poder ainda fazer contato com o médico ou outros profissionais da saúde que acompanham o paciente para discutir o tratamento e indicar medicamentos isentos de prescrição médica”, explicou o secretário.
A inauguração do Centro Especializado de Distribuição contou ainda com a presença do deputado estadual Amilton Filho, do presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro e demais vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, além dos pacientes.
Assistência Especializada
Reunir em um só lugar a distribuição de insumos, medicamentos, nutrição, fraldas, entre outros produtos dispensados pela rede municipal de saúde a milhares de pacientes foi o objetivo da atual gestão em criar o Centro Especializado de Distribuição. “Além da estrutura adequada pra receber os nossos pacientes, temos ainda uma equipe preparada para esta dispensação, tirando dúvidas e orientando-os da melhor forma possível”, ressaltou a diretora de Assistência Especializada, Heronilda de Camargo.
A equipe é composta por farmacêutico, nutricionista, assistente social, técnico em odontologia, além de profissionais da área administrativa e estagiários. Tudo para atender os milhares de pacientes que necessitam destes insumos e são encaminhados por indicação médica, atendendo aos critérios dos programas.
Para facilitar a distribuição, foi definido o cronograma abaixo:
Análogos de Insulina – Entrega entre os dias 16 e 26 de cada mês
Nutrição – Entrega entre os dias 1º e 15 de cada mês
Medicamentos e Insumos em Geral – Entrega de segunda a sexta-feira
Fraldas – Entrega entre os dias 1º e 15 de cada mês
Investimentos
A Prefeitura de Anápolis está investindo na saúde pública. Neste mês, foram retomadas as obras da Unidade Básica de Saúde do Residencial Leblon e também, foi retomada a construção da Unidade Básica de Saúde da Vila Norte. Além disso, Anápolis será contemplada com mais uma UPA 24h, a unidade será no antigo Cais Progresso. E ainda em julho, será inaugurada a primeira UPA com perfil pediátrico da região Centro-Oeste.
Serviço
Centro Especializado de Distribuição
Horário de Funcionamento: 8h às 17h (sem interrupção)
Local: Rua Olímpio Barbosa de Melo, nº 63, Centro (próximo à Praça das Mães)
Telefone: 3902-2833