sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Glaustin da Fokus: Reforma Tributária precisa agradar empresariado, Estado e sociedade

O deputado federal Glaustin da Fokus assumiu, durante entrevista na rádio Vinha FM, o compromisso de defender um consenso entre os interesses do empresariado, do Estado e da sociedade no debate em torno da Reforma Tributária. O parlamentar integra a comissão especial responsável por analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/19 na Câmara dos Deputados.

“Estamos no momento ideal para finalmente desenvolver essa agenda de produtividade para o Brasil, algo que considero um grande desafio para essa nova geração de deputados federais”, disse Glaustin. “Eu espero honrar um compromisso com o empresário, para que ele encare uma carga tributária mais leve e simples; com o Estado, para que os governos disponham de uma arrecadação justa; e também com o cidadão, que merece mais empregos e menos impostos.”

O último relatório do IFC calculou que as empresas do País consomem em média 1.958 horas por ano em questões fiscais. Para se comparar, o tempo para as mesmas atividades é de 311,5 horas na Argentina, 296 horas no Chile, 142 horas na China e 129,5 horas no Japão.

“De fato, precisa-se simplificar o nosso sistema tributário”, avalia Glaustin. “Vamos imaginar: as empresas brasileiras hoje gastam quase 2 mil horas anuais para tratar das suas contas. Somos líderes mundiais no grau de complexidade e dificuldade para apurar os impostos. Além de desperdiçar tantas horas, nós temos que contratar uma consultoria para conferir aquilo que a nossa equipe fez. Então, você vê a discrepância.”