terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

Deus do céu: Odorico Paraguaçu, o prefeito de Sucupira, reencarnou e até fez discurso na transferência dos poderes estaduais na antiga Vila Boa

Com a faixa verde e amarelo com o brasão do Estado de Goiás, Odorico Paraguaçu, o impagável prefeito de Sucupira encenado pelo ator Paulo Gracindo na novela O Bem Amado, reencarnou na cerimônia de transferência dos poderes na cidade de Goiás. Pelo menos é isso o que a foto que ilustra este post sugere.

Entre “confabulâncias” e “discursamentos”, Odorico reapareceu na antiga Vila Boa na pele do governador Ronaldo Caiado, sem as madeixas tintas de sempre, mas com uma medonha cabeleira branca, sem a elegante indumentária de linho branco, mas um  amarfanhado terno cinza de microfibra.

Mas, apesar de descaracterizado, o prefeito de Sucupira rebatizado Odorico Caiado não abandonou a velha perfomance de coronel “pai do povo”, com direito a subir no caixote para ficar mais alto do que a patuleia.

Odorico Caiado conseguiu uma façanha em Vila Boa: foi mais caricato e engraçado que o Odorico Paraguaçu da ficção da Globo.

(Odorico Paraguaçu é uma alegoria. Ele representa um modo de ser político — diz Igor Sacramento, professor de Comunicação da UFRJ e autor de estudos sobre O Bem-Amado. A novela era uma crítica à figura do coronel, do coronelismo e de uma política que se revelava muito atrasada. Nada mais atual em Goiás nestes tempos do governo Ronaldo Caiado).