sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Baldy afirma que investimentos no transporte coletivo de SP serão de R$ 30 bilhões até 2022

À frente da Secretaria de Transportes e Mobilidade de São Paulo, o goiano Alexandre Baldy afirmou na semana passada, em conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), que a sua pasta investirá R$ 30 bilhões em meios de transporte público e melhorias no trânsito até 2022. O valor corresponde a mais do que o dobro de toda a receita do governo de Goiás, para se ter uma ideia.

Na ONU, Baldy apresentou as linhas mais importantes do programa Respeito à Vida, do qual fazem parte nove secretarias do governo de SP – entre elas Transporte, Educação, Saúde, Segurança, Direito das Pessoas com Deficiência, Desenvolvimento Regional e Econômico – em um esforço para reduzir a mortalidade em acidentes de trânsito.

No sistema de trilhos da CPTM, o secretário afirma que foram retomados investimentos em energia e sinalização, na redução do tempo médio das viagens em cerca de 25%, na redução o intervalo entre trens para 3 minutos, no esforço para possibilitar maior confiabilidade e segurança na prestação dos serviços. Novos trens já foram entregues para as linhas da CPTM e nova aquisição de 34 trens será feita, trazendo mais conforto e aumento da oferta de lugares.

“Também estamos planejando e executando obras de acessibilidade em 32 estações da malha ferroviária para dar mais conforto não só às pessoas com deficiência, mas a todos os passageiros”, disse Baldy.

O secretário disse à ONU que em SP novos serviços de transporte foram criados, modernizando também a forma de pensar: “criamos o Expresso Linha 10+, ampliamos o Expresso Mogi-Leste para todo o horário de funcionamento da Linha 11-Coral e também ampliamos o serviço Connect, na Linha 13-Jade, programando mais viagens expressas do Aeroporto Internacional ao centro de São Paulo”.

“Com a repactuação de contratos de fornecimento e manutenção de trens, foi possível alocar 12 trens na Linha 10-Turquesa, o que permitiu a renovação da frota da linha, trazendo aos passageiros mais conforto, redução de tempo de viagem e maior oferta de lugares”, completou.