quarta-feira , 24 abril 2024
Nacional

Só com multas de trânsito, Baldy coordena 8,5 mil obras em SP para evitar novos acidentes

Em conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York para discutir políticas de redução de acidentes fatais no trânsito do mundo inteiro, o ex-ministro das Cidades, ex-deputado federal por Goiás e hoje secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, afirmou que o governo de SP não terá que desembolsar um centavo sequer para realizar as 8,5 mil obras de infraestrutura que a sua pasta executa para melhorar o trânsito. Todas virão de multas.

“O dinheiro do infrator é revertido para a segurança de todos que trafegam em ruas e rodovias do nosso Estado”, afirmou Baldy. A conferência aconteceu na semana passada.

Entretanto, o secretário disse que as intervenções de engenharia não são o braço mais importante do programa de redução de ocorrências fatais, e sim a conscientização. A partir do Infosiga, um programa do governo de São Paulo que gera estatísticas mensais sobre ruas e rodovias, constatou-se que a absoluta maioria das mortes é causada pelo motorista. Portanto, o mais relevante é a conscientização.

“Um dado do Infosiga SP deixa claro qual deve ser o nosso foco de atuação: 94% das fatalidades de trânsito são causadas por falha humana. Ou seja, a imprudência é o principal fator de risco”, afirmou Baldy. “Por isso investimos em campanhas de conscientização. Somente neste ano, foram 3 campanhas: Carnaval, feriado da Semana Santa e uma específica para motociclistas, grupo que lidera as estatísticas de acidentes no Estado”.

Artigos relacionados