quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Primeira-dama de SP lança plataforma para mulheres em situação de vulnerabilidade. Em Goiás, Gracinha quer ser governadora

O Fundo Social de São Paulo lançou nesta quarta-feira (13) a plataforma virtual SOS Mulher, que disponibiliza informações sobre segurança, saúde e independência financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade. Para ter acesso à plataforma, basta acessar www.sosmulher.sp.gov.br.

O portal na internet é uma ampliação do projeto iniciado em março pelo Governo do Estado, com o lançamento do aplicativo de mesmo nome. O SOS Mulher permite que as vítimas de violência doméstica peçam ajuda à Polícia Militar apertando apenas um botão do celular por cinco segundos. A ferramenta é válida para mulheres que tenham alguma medida protetiva (como ordem de afastamento), determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A partir de agora, além do aplicativo, a plataforma vai trazer orientações para que as mulheres saibam reconhecer, evitar e combater as principais formas de violência listadas na Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

Para a primeira-dama e presidente do Conselho do Fundo Social, Bia Doria, a plataforma chega para estimular a autonomia feminina: “Precisamos mudar essa cultura de violência contra as mulheres e ensinar a todos a respeitarem e entenderem que não somos sexo frágil”, afirma.