sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Nota da Secretaria de Cultura diz que O Popular mente e cria inquietação no meio cultural

Na segunda-feira, 12/08, saiu na coluna Giro do jornal O Popular que o governo prepara um projeto de lei que tira a vinculação de 0,5% da receita líquida do Estado destinada ao Fundo de Arte e Cultura. Segundo a nota, o governo pretende fazer isso antes de votar o Regime de Recuperação Fiscal.
Surpresos com essa bomba, artistas e produtores culturais se mobilizaram e conseguiram uma audiência para essa quinta-feira, 15/08, com o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Lisssauer Vieira (PSB) para tratar do tema.
Incomodados e bravos com a mobilização dos artistas, funcionários da Secretaria de Cultura mandaram nota para Jornal Opção dizendo que se trata de uma notícia falsa e “sem fundamento, que tem como consequência gerar inquietação na sociedade, em particular no meio cultural”. A Secretaria de Cultura está dizendo que o colunista do Giro mente e quer causar inquietação no setor cultural?
Além disso, se desvincular ou não o percentual investido no Fundo de Cultura, isso não tira a responsabilidade do Estado de Goiás em pagar os débitos de centenas de projetos culturais. Para resolver os débitos com o Fundo de Cultura (que inclui o FICA) a equipe da Secretaria de Cultura não faz notinha e nem apresenta solução. Aguardando os próximos capítulos.