Visando a segurança e a aproximação da Guarda Municipal e outros órgãos de Segurança com a população, a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana inaugura neste sábado, 17 de agosto, a Base Integrada Comunitária de Segurança, do Jardim das Oliveiras.
Foram criadas Bases Comunitárias de Segurança, na região do Jardim das Oliveiras e Vila Galvão, com suporte de 24 horas de atuação, com atendimento à população, além do patrulhamento nas ruas. As instalações possibilitam a criação da outras iniciativas, como a Rede de Apoio a Segurança (RAS) e também a Rede de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência. O principal foco é que a Guarda Municipal faça a ponte entre a população e o Poder Judiciário, auxiliando as vítimas, acolhendo e facilitando todos os processos necessários para a realização de uma ocorrência.
Futuramente, novas estruturas serão construídas. O secretário municipal de Segurança Pública, Paranaguá, explica que outras regiões também serão beneficiadas. “Queremos essa estrutura também em outras regiões da cidade, como o Residencial Prado, São Francisco, entre outros, ampliando a segurança dos cidadãos e garantindo mais qualidade de vida”, afirma.
Rede de Apoio à Segurança – RAS
Na solenidade de inauguração será realizado o curso sobre a Rede de Apoio à Segurança (RAS), aberto para toda comunidade, com a participação da escrivã da Polícia Civil, Sara Cardoso; da diretora da Unidade Prisional de Senador Canedo, Alline Scaglia; do subcomandante da Guarda Municipal, João Carlos, da coordenadora estadual do Proerd, Tenente Coronel Cláudia Lira, do superintendente municipal de Trânsito, Clayton Silva e o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Paranaguá.
As novas Bases trarão impacto direto na segurança dos moradores. Dados de 2018, do Fórum Brasileiro de Segurança mostram que a proximidade da população com os órgãos de combate a violência, traz maior garantia de preservação nos direitos do cidadão. Com a criação das redes de proteção, o secretário acredita que os cidadãos também terão mais união para evitar o crime. “Pensamos em criar grupos de WhatsApp com a vizinhança para que os próprios moradores se ajudem, e também para a guarda estar sempre alerta com qualquer indício de crime. Quanto maior essa proximidade melhor”, afirma Paranaguá.