quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Deputada Lêda Borges quer ampliar cobertura mamográfica em Goiás

Tramita na Assembleia o projeto de autoria da deputada Lêda Borges que institui a Prática de Exame de Mamografia Móvel – Exame Mamóvel em Goiás. Com o oferecimento de exames realizados por unidade móvel de saúde, o projeto Mamóvel tem o objetivo de identificar e rastrear alterações relacionadas ao câncer de mama em todo território goiano.

Os exames devem contemplar prioritariamente as mulheres entre 50 e 69 anos, que, conforme o rastreamento do câncer de mama do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compõem a faixa mais atingida pela doença. O projeto prevê parceria com a União e com os municípios goianos, além de convênios e contratos com a iniciativa privada.

Conforme a proposta, a prática será executada nos municípios com os menores índices de realização de mamografias, segundo o Índice de Desempenho dos SUS (IDSUS). Para se habilitar a receber o serviço, os municípios deverão enviar documentação para a Secretaria de Estado de Saúde e assumir a responsabilidade sobre a convocação das mulheres elegíveis para o exame e o agendamento. Quando a mamografia detectar a necessidade de qualquer intervenção, caberá ao município oferecer à paciente o atendimento nos serviços de atenção especializada de média e alta complexidade. A matéria foi aprovada preliminarmente na sessão de 15 de agosto.