sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Glaustin leva estudantes goianos premiados pela Nasa para conhecer Bolsonaro e defende investimentos no Sistema S

Depois de ganhar o maior prêmio do Torneio de Robótica da Virgínia Ocidental, diretamente da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), a equipe goiana Gametech Canaã foi parar no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (28), recebida pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Responsável pela articulação da visita, o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO) recordou seu passado no Sesi Canaã e reforçou seu apelo a Bolsonaro pela manutenção de investimentos no Sistema S. “Esses sete garotos saíram de Goiânia, de uma escola da qual fui aluno na minha juventude, e se tornaram campeões mundiais de robótica, à frente de gente grande, dos Estados Unidos, do Canadá e de outros 10 países”, disse. “Espero que essa garotada sirva de exemplo e que incentive mais crianças e adolescentes a despertarem interesse por ciência e inovação.”

“São tentativas como essa que, no meio do caminho, originam soluções transformadoras para a nossa sociedade”, comentou o presidente Jair Bolsonaro. “Talvez esse seja o caminho para resolver um problema enfrentado pelos astronautas. Então, a gente cresce a partir dessa curiosidade humana, dessa vontade de ir cada vez mais além. Isso é muito bom para nós brasileiros, porque o nosso potencial é enorme.”

Também ex-aluno do Sesi, o ministro recordou sua experiência como astronauta para ressaltar o potencial da invenção goiana. “Esse resultado me faz sentir bem demais, porque é uma dificuldade que a gente tem no espaço”.

Sobre suposto corte no Sistema S, Bolsonaro garantiu que jamais permitiria que o contingenciamento de recursos prejudicasse a educação básica e o ensino médio. “Estamos tentando botar o Brasil nos eixos e existem coisas a corrigir no Sistema S, mas pode ter certeza de que não vamos mexer nas escolas”, ponderou. “Sabemos valorizar o sacrifício e o esforço de todos vocês”, disse à equipe goiana campeã.