UTI móvel: Senador Canedo passa a contar com ambulância de atendimento móvel avançado

Popularmente conhecida como UTI Móvel, uma ambulância de atendimento móvel avançado (USA) foi oficialmente entregue hoje (2/9) pela prefeitura de Senador Canedo. A estrutura é adequada para prestação de socorro em casos de acidentes graves, e também o transporte de pacientes em estado crítico, além de casos de alta complexidade. 

O evento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença do prefeito Divino Lemes, entre outras lideranças. A USA é formada por uma equipe com condutor socorrista, enfermeiro e médico. Os profissionais são capazes de realizar procedimentos mais invasivos, que podem ser de extrema importância nas ocorrências, como parto, intubação e drenagem torácica. A ambulância (UTI) é equipada com aparelhos de alta tecnologia, como respirador mecânico, cardioversor e bomba de infusão.
“É mais um investimento da administração municipal, para que possamos atuar com eficácia no atendimento pré-hospitalar. Fatores imprescindíveis para ocorrências, que garantem ao paciente mais chance de sobrevida, inclusive, evitando sequelas”, destacou o prefeito.
Na ocasião, também foram entregues equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros acessórios que serão usados pelos condutores da motolâncias, como jaquetas e joelheiras.