Lêda Borges quer criar selo de produtos quilombolas feitos em Goiás

Criar selo de produtos quilombolas feitos em áreas de quilombos reconhecidos ou em processo de reconhecimento em Goiás. É isto que pretende a deputada estadual Lêda Borges (PSDB) por meio de projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa (Alego), nesta terça-feira, 10.
Conforme explica a tucana, a inspeção para o recebimento do selo terá regulamentação própria, que respeitará às especificidades econômicas, sociais e culturais da comunidade.
Poderão receber o selo produtos in natura, agroindustrializados de origem vegetal e animal, bem como artesanatos em geral feitos em áreas de quilombos reconhecidos ou em processo de reconhecimento em Goiás.
“Nosso objetivo é externar a origem da produção dessas comunidades, atribuindo um diferencial de valor aos produtos, proporcionando a criação de marcas regionais”, justifica.
Além disso, o projeto também pretende garantir políticas voltadas à adoção de estratégias de proteção e disseminação da arte, cultura, hábitos e costumes das comunidades quilombolas do Estado.