sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

(Tempo real) Denúncia: Lêda Borges diz que entidades filantrópicas estão desde abril sem repasse do governo

A deputada Lêda Borges (PSDB) fez uso da tribuna no Plenário Getulino Artiaga para denunciar a falta de repassa por parte do governo às 648 entidades filantrópicas conveniadas com o estado. “As entidades de utilidade pública de Goiás estão desde abril sem receber o repasse de 0,2% do Fundo Protege, responsável pela manutenção dos programas sociais firmados em convênio com o estado”, desabafou.

A parlamentar destacou a preocupação de que muitas delas não sobrevivam ao atraso financeiro e fechem as portas. “As entidades mais consolidadas como Apae, Pestalozzi e hospitais finantrópicos estão conseguindo se manter porque recebem outras doações, mas os pequenos como orfanatos e asilos só conseguem manter seu trabalho com o repasse de convênios. E elas não vão suportar. Vão fechar as portas se não receberem o repasse”, justificou.

Lêda ressaltou que o Fundo Protege foi criado por Lei e especifica para manutenção dos programas sociais do estado de Goiás, e destina 0,2% dos ICMS mensal para cumprir com os convênios. “Peço ao governo que faça seu papel e repasse o que é de direito às 648 entidades conveniadas que estão desde abril sem receber. Porque elas são fundamentais para o desenvolvimento social de Goiás. Elas chegam onde o Estado não chega e atende os que mais precisam”, finalizou.