terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

“Precisamos de concurso público”, diz presidente do Sintego

Na noite desta terça-feira (17), foi realizada a abertura do III Seminário Goiano de Educação Bilingue, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG). O evento tem o objetivo de discutir e encontrar caminhos para políticas públicas para a promoção da Educação de Surdos e criação de Escolas Bilingues.

A presidenta do Sintego, Bia de Lima, que compôs a mesa de abertura do Seminário, reiterou a necessidade de concursos públicos para professores bilíngues. “Nós precisamos garantir a Educação de qualidade nas escolas. Para isso, é preciso que se tenha professores bilíngues na Educação Básica. É por isso que o Sintego continua na luta pela realização de concursos públicos, para os professores de libras”, disse ela.

O evento conta com a participação do Sintego, Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), Prefeitura de Goiânia, Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Associação dos Surdos de Goiânia (ASG).

O seminário é organizado pelo Fórum Estadual em Defesa da Escola Bilíngue Líbras/Português Escrito, do qual o Sintego é integrante através da da secretária de Igualdade Racial do Sintego, Roseane Ramos. Para ela, este é um importante momento de formação. “É um momento fundamental de formação, diálogo e indicação de caminhos possíveis para a implementação de escolas bilíngues para surdos em todo estado de Goiás”, ressalta.