Glaustin da Fokus visita Vale do São Patrício e norte goiano e reforça caráter municipalista

Quem acompanha o trabalho do deputado federal Glaustin da Fokus já reconhece o perfil dinâmico do parlamentar, que tem cumprido agenda política e empresarial de segunda a segunda. Neste sábado (21), ele esteve em municípios do Vale do São Patrício e do norte goiano, em busca de ouvir demandas de lideranças locais e da população.
No Vale do São Patrício, Glaustin levantou as necessidades de cada município e lembrou já ter destinado R$ 100 mil em recursos extraorçamentários para a saúde básica tanto de Nova Glória quanto de Rialma.
Em Minaçu, o deputado conheceu a realidade da mineradora Sama, que suspendeu suas atividades no primeiro semestre graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Glaustin sugeriu levar a equipe técnica da empresa para uma reunião da bancada goiana no Congresso Nacional, em Brasília. Na visão dele, o embargo compromete o futuro da cidade, hoje ainda dependente dos impostos e dos empregos oriundos da mineração. A suprema corte proibiu no país, em novembro de 2017, a extração e o uso de amianto do tipo crisotila, material usado na fabricação de caixas d’água e telhas.
Diante da situação socioeconômica de Minaçu, o deputado destinou em julho R$ 700 mil em recursos para programas e estratégias de saúde no município. Já repassados pelo governo federal, os investimentos estão sendo aplicados no custeio de serviços da rede pública. São incrementos do teto do Piso de Atenção Básica (PAB) e do limite financeiro da assistência de Média e Alta Complexidade (MAC).