Rádio 730: “Marconi e Iris seguem como os preferidos dos eleitores”

Veja texto publicado no portal de notícias da rádio 730, nesta manhã de domingo:
Marconi e Iris seguem como preferidos dos eleitores goianos

Pesquisa Serpes / O Popular aponta vantagem do tucano na espontânea e na estimulada com nove candidatos, enquanto o peemedebista leva a melhor nas disputas apenas com três candidatos

Marconi Perillo e Iris Rezende disputarão acirradamente o governo do Estado em 2014. Embora os dois maiores líderes políticos da atualidade em Goiás não tenham confirmado candidaturas, é o que demonstra uma pesquisa encomendada pelo Jornal O Popular e realizada pelo Instituto Serpes. Na estimulada, envolvendo os nove nomes que surgiram como opções para o pleito do próximo ano, o tucano teve 25,7% das intenções contra 24,5% do peemedebista.

Em outros dois cenários, envolvendo apenas três candidatos, Iris supera Marconi. Enquanto o atual governador vence com tranquilidade em opções em que o ex-prefeito de Goiânia não aparece como adversário ao Palácio das Esmeraldas.

Estimulada
Nove nomes foram apresentados aos entrevistados na pesquisa estimulada geral. Considerando a margem de erro, de 3,46%, Marconi e Iris aparecem empatados, 25,7% a 24,5%. Depois vem Vanderlan Cardoso, com 9%. Ele é seguido por Ronaldo Caiado (6,5%), Antônio Gomide (6%), Júnior do Friboi (4,7%), Paulo Garcia (1,5%), Samuel Belchior (1%) e Giuseppe Vecci (0,1%). Ainda tiveram 17,4% que não votariam em nenhum dos candidatos e 3,6% que não souberam responder.

Considerando como opções apenas Iris, Marconi e Vanderlan, como aconteceu em 2010, o peemedebista surge com 32,3%, enquanto o governador aparece com 30%. Vanderlan tem 14,1%. Com Caiado, em lugar de Vanderlan, Iris tem 35,5%, Marconi 30,6% e o democrata pinta com 10,9%.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados, a maioria 29% disse não saber em quem votar, 24% optariam em Marconi e 14,5% por Iris. Os outros candidatos aparecem todos com números inferiores a 5% e outros 16,5% afirmaram que anulariam o voto.

A pesquisa entrevistou 801 eleitores, em 31 cidades goianas. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

LEIA MAIS:

Marconi lidera também na pesquisa espontânea, com quase o dobro de votos sobre Iris Rezende

Pesquisa Serpes/O Popular joga ducha de água fria na oposição: Marconi continua bem situado

Pesquisa Serpes: eleitor diz querer o “novo”, mas na hora de escolher dá preferência aos nomes já conhecidos

Site nacional, Brasil 247 repercute pesquisa: “Perillo lidera 1ª Serpes sobre disputa de 2014″

Marconi com a faca e o queijo na mão: se entregar as obras prometidas, leva a eleição em 2014

Serpes/O Popular: Friboi e Paulo Garcia são os grandes derrotados na 1ª pesquisa

Gomide, prefeito de Anápolis, lidera corrida para o Senado. Demóstenes aparece em 5º

Na pesquisa espontânea, Marconi bate Iris por 24% a 14,5%. Vantagem de 9,5 pontos

Marconi lidera a primeira pesquisa Serpes/O Popular sobre a eleição de 2014