segunda-feira , 24 fevereiro 2025
Notícias

Lêda Borges propõe política de incentivo a feiras de produtos veganos e vegetarianos

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 6005/19, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB), que propõe a implantação de uma política estadual de incentivo às feiras de produtos veganos e vegetarianos em Goiás. Aprovada preliminarmente em plenário, a propositura está em discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

“A proposição que ora oferecemos à discussão desta Casa Legislativa visa estimular a ampliação do número de feiras com produtos veganos e vegetarianos em todo o Estado de Goiás. Temos algumas já no município de Goiânia, mas ainda existe a possibilidade do crescimento deste tipo de produtos a serem comercializados”, ressalta Lêda ao justificar a iniciativa.

Ela acrescenta que nos últimos tempos tem crescido, no mundo inteiro, o número de pessoas que buscam qualidade de vida através de uma alimentação mais saudável. Por outro lado, existe anota, a preocupação em relação aos prejuízos que o consumo de alimentos tratados quimicamente pode trazer à saúde. Nesse contexto, os produtos veganos e vegetarianos se apresentam como uma opção de alimento saudável, livre de agrotóxicos ou qualquer outro produto químico.

Argumenta também que o mercado de produtos veganos atinge uma parcela crescente da população que busca reduzir o consumo de carnes, leite/derivados e ovos, incluindo aqueles com algum grau de intolerância à lactose, que já atinge 70% dos adultos brasileiros. “Não obstante, importante frisar que o conceito de alimento vegano ou vegetariano não se resume apenas a alimento isento de contaminantes; ele faz parte de um contexto muito mais abrangente”, registra a parlamentar.

Segundo Lêda, a realização de feiras de produtos veganos e vegetarianos pode trazer ao Estado de Goiás um círculo virtuoso, pois na medida em que houver mais feiras, a demanda por estes produtos certamente aumentará, o que, consequentemente, estimulará uma produção maior, resultando por sua vez em mais emprego e renda à população.

E conclui: “Desse modo, o incentivo à realização das feiras de alimentos veganos e vegetarianos por todo o Estado de Goiás produzirá reflexos para a saúde da população, para o meio ambiente e, também, para o desenvolvimento econômico”.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: Advogado é encontrado morto em fazenda na zona rural de Jussara

Investigação Um advogado foi encontrado morto em uma fazenda na zona rural...

Notícias

Motociclista morre após ser arremessado contra um poste depois de um acidente em Rio Verde (GO)

Acidente fatal • Câmeras de segurança registraram um acidente entre duas motocicletas...

Notícias

Goiás violento: homem esfaqueia colega de alojamento após uma discussão com a vítima em Goiânia

Tentativa de homicídio • Um homem acusado de tentativa de homicídio confessou...