sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Francisco Jr lança projeto para discutir soluções inteligentes para Goiânia

O deputado federal Francisco Jr (PSD/GO) lançou nesta segunda-feira, 14, o projeto “CHIS DA QUESTÃO”, considerado um movimento que visa discutir com toda a sociedade as respostas certas e inteligentes para o desenvolvimento de Goiânia, o objetivo é fazer da capital uma Cidade Humana, Inteligente e Sustentável.

Na ocasião, Francisco Jr informou que serão realizados ciclos de debates com especialistas, abertos à população e também três grandes seminários em 2020. “Queremos criar uma oportunidade para que todos possam participar dos destinos de Goiânia. Quanto maior a participação das pessoas, mais parecida conosco a cidade vai ficar”, destacou o deputado durante apresentação do projeto. Serão abordadas questões como acesso à saúde, assistência social, planejamento urbano, meio ambiente, infraestrutura, segurança, entre outros.

Com apoio do partido, o idealizador Francisco Jr dá o passo inicial na pré-candidatura a prefeito da Capital. “Precisamos nos preparar e entender qual é o modelo de cidade que precisamos ter, para no momento oportuno apresentar isso de forma madura para a sociedade. O que eu tenho combatido muito é o improviso, não podemos mais aguentar gestões improvisadas”, disse, e destacou ainda a necessidade de discutir o projeto e não somente personificar nos possíveis candidatos, “nós precisamos discutir a cidade, pois essa discussão apenas do personagem durante os 40 dias de campanha tem trazido consequências muito dolorosas e sofridas”, considerou.

O projeto “CHIS da Questão” surgiu a partir da análise da evolução da qualidade de vida dos cidadãos Goianienses nos últimos 15 anos. No site do projeto (www.chisdaquestao.com.br) a população pode ver as notícias dos últimos anos sobre os mais diversos temas que envolvem a cidade e também participar com sugestões.

O CHIS é uma sigla que significa Cidades Humanas Inteligentes e Sustentáveis, e estas podem ser definidas como uma comunidade que promove sistematicamente o bem-estar completo de todos os seus residentes e, proativamente e sustentavelmente, é capaz de se transformar num lugar cada vez melhor para as pessoas morarem, trabalharem, estudarem e se divertirem.

O evento foi realizado no escritório político do parlamentar, e durante a apresentação o artista plástico Nilander transformou a parede do auditório em uma tela de pintura e esculpiu os monumentos da capital e imagens representativas das pessoas, “é essa a visão de gestão que tenho, é preciso humanizar e planejar a nossa cidade para as pessoas, por isso o Nilander está aqui, humanizando em tempo real essa bela arte da nossa cidade”, disse Francisco Jr.

Francisco Jr foi idealizador do Plano Diretor de Goiânia no ano de 2007, quando exerceu a função de secretário de planejamento, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Deputado Estadual por dois mandatos e atualmente é Deputado Federal. É presidente da Subcomissão de Cidades Inteligentes na Comissão de Desenvolvimento Urbano no Congresso Nacional e relator do estudo sobre cidades inteligentes no CEDES – Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

O lançamento contou com jornalistas da imprensa local e alguns amigos convidados por Francisco Jr, entre eles o Presidente Estadual do PSD Goiás, Vilmar Rocha; o Presidente Metropolitano do PSD Goiânia, Simeyzon Silveira; o Deputado Federal, Lucas Vergílio (SOLIDARIEDADE/GO), o Líder do PSD na Câmara Federal, Deputado Federal André de Paula (PSD/PE); o Deputado Estadual, Lucas Calil (PSD) e dos vereadores: Sabrina Garcêz, Paulo Magalhães e Anderson Bocão.