sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Avança na Câmara proposta de Glaustin para cassar aposentadoria de agentes públicos corruptos

A luta contra a corrupção avançou nesta quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados. A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou o Projeto de Lei 1764/19, de Glaustin da Fokus (PSC), com relatório favorável de Zacharias Calil (DEM). O texto altera a Lei da Improbidade Administrativa (8.429/92), ao estabelecer que a aplicação da pena de perda da função pública se converta em cassação da aposentadoria do servidor inativo condenado.

“Nossa ideia é que, amanhã, na hora de cometer uma irregularidade, o agente público pense não somente em si, mas também na construção de sua família e no futuro de seus filhos”, disse Glaustin. “Nós sugerimos a perda da aposentadoria justamente para inibir esse tipo de crime, tanto para servidores federais, já sujeitos a essa regra, como para qualquer pessoa que ocupe cargos municipais e estaduais. O preço da corrupção é muito caro para os governantes posteriores. A população goiana, por exemplo, está pagando essa conta.”

Relator da proposta na CSSF, Zacharias ressaltou que a corrupção está “na raiz de diversas amarras” ao desenvolvimento econômico e social, por impedir que recursos públicos se transformem em serviços eficientes. “Na área da saúde isso é impressionante. Quanta gente deixa de receber atendimento porque o dinheiro é pago e não chega lá?”, questionou o parlamentar e médico. “A improbidade administrativa precisa ser enfrentada em várias frentes, de forma a combater a impunidade. Nesse sentido, a medida proposta pelo deputado Glaustin representa uma importante contribuição.”