terça-feira , 19 março 2024
Goiás

Caos na saúde de Goiânia contamina Anápolis: promotores exigem urgência nas reformas das unidades de saúde

Distante dos grandes meios de comunicação, Anápolis acaba sofrendo duas vezes: nas macas dos postos de saúde e na falta de visibilidade do caos que está a saúde. Não se encontra médicos no município, reclamam moradores.

Pelo menos dez especialidades não têm um único representante na cidade e a Prefeitura não consegue atrair novos profissionais. A suspeita é de que o atendimento de saúde do município está pior do que em Goiânia. Até porque inúmeros anapolinos preferem vir para a Capital a serem atendidos na ‘Manchester’ goiana.

Mas o mais grave tem sido a falta de estrutura. O Ministério Público exigiu do prefeito Antônio Gomide (PT) satisfação quanto a precariedade da unidade básica de saúde situada no Bairro Vila Esperança – que seria só um exemplo do descalabro que vive hoje a cidade.

O município firmou compromisso de que vai fazer o dever de casa. Se não fizer, o MP vai na Justiça e as consequências podem ser graves. O compromisso foi assumido no dia 11 em uma reunião entre o promotor de Justiça Marcelo Henrique dos Santos, da Curadoria de Saúde de Anápolis, e representantes dos dois órgãos.

A Vigilância Sanitária e MP constataram inúmeras inadequações na unidade de saúde e disseram o que deve ser feito. Só para listar algumas: reforma da unidade de saúde, construção de fluxo específico de esterilização após término da reforma, realização de curso de capacitação direcionado a todos os profissionais de saúde que integram as unidades básicas de saúde do município – parte significativa dos servidores de saúde não sabe o que é saúde, constataram.

Também deverá ser feito o encaminhamento de todas as plantas de construção/reforma e ampliação de unidades à Vigilância Sanitária, que deverão ser previamente avaliadas por profissionais da Visa de Anápolis.

“Se em Goiânia, que o prefeito é médico, está um caos. Imagina em Anápolis!”, disse um morador revoltado que pede para que as mídias de Goiânia não se esqueçam de mostrar as mazelas de Anápolis. Tá mostrado.

 

LEIA MAIS:

Caos na Saúde de Goiânia, de novo, é destaque em telejornal da TV Anhanguera

Reportagem de 8 minutos mostra péssima estrutura das Unidades de Saúde da Família. Falta até um simples antibiótico

Mais um recorde negativo para Paulo Garcia: 56.437 casos de dengue em Goiânia só em 2013

A saúde de Goiânia em cacos, médicos pressionando Paulo Garcia e o presidente do Simego… está na França

Acorda, Paulo Garcia! Crise da Saúde de Goiânia é manchete de capa de O Popular mais uma vez

Contra Dilma, médicos se reúnem em Goiânia para nova rodada de protestos

Mais crise na saúde: PSF não tem nem gaze e pacientes não conseguem agendar consulta

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiás

Até onde vai o Sindipúblico para impedir a mudança que Caiado quer fazer no Ipasgo?

Antes de falar em converter o Ipasgo de autarquia para privado o...