quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Anápolis: vereador critica privatizações de serviços essenciais à população, como água e energia

O vereador Luiz Lacerda (PT) afirma que Goiás vem passando pela sua maior crise de abastecimento de água e distribuição de energia elétrica, o que coloca em xeque a privatização de serviços públicos essenciais à população.

“Digo isso porque a Enel é uma empresa privada, que adquiriu a Celg, e a Saneago caminha para também ser vendida”, completou.

Para o vereador, acaba se criando uma instabilidade muito grande quando o governo estadual quer encampar (retomar) a Enel via projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, mas abre as portas para a privatização da Saneago.

“O fato é que algo tem que ser feito, pois as duas empresas não podem seguir fazendo o que estão fazendo. Elas vão ser responsáveis pela falência de Goiás do ponto de vista econômico. Pois ninguém vai querer investir aqui. Estamos ficando sem atrativos para que empresas venham para a região. Não temos água e energia, não temos áreas e os incentivos fiscais estão sendo cortados”, discursou Luiz Lacerda.

O vereador lembrou que o argumento para as privatizações é a diminuição do Estado, “deixá-lo mais leve”. “Até podemos concordar [com esse argumento], mas acaba diminuindo a prestação de serviços para a população, pois o público não visa lucro, mas uma empresa quer engordar a conta bancária, usando métodos dos mais esquisitos. E o cidadão não tem como recorrer, pois a empresa acaba nadando de braçada”.

Para Lacerda, é uma crueldade obter lucro em cima da pessoa que precisa de água e energia. “Por isso o estado precisa tomar conta dos serviços essenciais”, explicou. Segundo o vereador, mesmo diminuindo o Estado, a carga tributária só aumenta. Exemplo são as privatizações das rodovias: o cidadão segue pagando impostos e também o pedágio.