segunda-feira , 29 abril 2024
Sem categoria

Audiência promovida pelo deputado Lucas Calil debate moradia em Pirenópolis

Por iniciativa do deputado Lucas Calil (PSD), a Assembleia Legislativa realizou, na noite desta quarta-feira, 20, uma audiência pública para ouvir reivindicações dos moradores do Residencial Luciano Peixoto II, localizado no município de Pirenópolis. Uma tenda foi montada no local para receber o evento; e nem mesmo a chuva que caiu minutos antes impediu que Alego e comunidade se encontrassem.

Famílias que ocupam 71 lotes do residencial reivindicam que o Governo do Estado regularize a posse dos mesmos, já que a responsável legal pela área é a Agência Goiana de Habitação (Agehab). Desde a ocupação, realizada no dia 7 de outubro de 2018, a comunidade vive no local sem água e sem luz, já que as empresas concessionárias Saneago e Enel dependem de avanços jurídicos na legalização dos terrenos para que possam entregar os serviços.

Autoridades da região se juntaram a Lucas Calil na mesa diretiva dos trabalhos no intuito de ouvir as famílias e encontrar soluções para as demandas apresentadas. Estiveram presentes o vice-prefeito da cidade, Flávio Luiz das Neves (PDT); o vereador Carlston Rodrigues (o Tom Coca-Cola), do Progressistas; o Comandante da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CIBM), Major Tiago Costa; e o gerente regional da Saneago, Sérgio Cardoso.

Na mesa dos trabalhos, os moradores do Residencial Luciano Peixoto II estiveram representados pelo vice-presidente da Associação Pró-Habitação e Cidadania de Pirenópolis, Valdiney Messias, e por Valdirene Ribeiro. Eles afirmaram que o déficit habitacional no município vem crescendo e ressaltaram a importância da junção das esferas federal, estadual e municipal para que essa estatística diminua.

Nesta perspectiva, Lucas Calil disse que o seu intuito é intermediar soluções para as demandas junto aos órgãos competentes e lamentou que nenhum representante da Agehab tenha comparecido na audiência. O parlamentar frisou que ele e sua assessoria têm feito visitas in loco a esses órgãos, desde o mês de setembro, quando a solicitação foi apresentada pelo vereador Tom Coca-Cola. Calil informou, ainda, que já iniciou diálogo com deputados federais e senadores goianos para unir forças em prol da causa.

De acordo com o parlamentar, a comunidade do Luciano Peixoto II é formada por famílias de baixa renda da cidade e atenderiam aos requisitos para obterem a posse dos terrenos. “Queremos ser o elo de ligação entre a comunidade, Poder Executivo estadual e municipal, para poder sanar todos esses problemas com a finalidade de que todas essas famílias possam tomar posse da sua casa e terem acesso aos serviços básicos de esgoto, de água, de energia, etc. A moradia é o bem primordial que uma família pode ter”, disse Lucas Calil.

A diarista Terezinha de Sousa, 49, mora no local com a família e está na expectativa de ser comtemplada com um lote. Vivendo em um barraco de lona, ela sonha com uma casa construída com tijolos, que dê a ela e aos familiares segurança e dignidade. “Também desejamos que o abastecimento de água, que é feito por um caminhão pipa a cada 15 dias, passe, em breve, a ser diário”, enfatizou.