quinta-feira , 18 abril 2024
Sem categoria

Divino Lemes: educação é prioridade em Senador Canedo

 

Perto de concluir seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Senador Canedo, o prefeito Divino Lemes (PSD) elegeu a educação como uma das prioridades de sua gestão, ao lado do desenvolvimento econômico, saúde e segurança pública. Senador Canedo é uma das cidades mais importantes do estado de Goiás e da Região Metropolitana de Goiânia e, apesar da pouca idade, 30 anos de emancipação política, é um dos municípios que mais cresce, contando mais de 115 mil habitantes. Tem participação significativa na arrecadação de impostos, já que abriga o maior Polo Petroquímico do Centro-Oeste, sendo sua principal fonte de renda, provinda do ICMS.

“Chegamos à conclusão de que qualquer mudança tem que passar pela educação, não há outro caminho, a educação é o caminho. A mudança de conceitos, a mudança de vida, a evolução de um cidadão tem de passar por um processo educacional”, afirma o chefe do Executivo Municipal.

Antes de se eleger o primeiro prefeito do município, Divino Lemes trabalhou como professor e diretor de uma escola de Magistério na região, então distrito de Goiânia. Desde então, ele se convenceu de que as mudanças significativas numa sociedade passam, necessariamente, por uma boa educação pública.

“Em Senador Canedo estamos fazendo um trabalho de qualificação e apoio dos professores, com melhorias na rede física, com apoio ao profissional da educação e temos resultados interessantíssimos”, diz.

Para dar mais visibilidade ao trabalho na área educacional, a prefeito decidiu colocar, em cada escola, do município um portfólio com informações sobre a qualidade do ensino ali oferecido, com destaque para a nota obtida pela unidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.

“As notas são muito boas, mas iremos melhorar mais, pois temos dado um incentivo muito forte e hoje atendemos cerca de 30 mil alunos em nossa rede municipal”, garante, destacando que a melhoria geral da economia é fundamental para aumentar os investimentos na área educacional, além do que já é previsto em lei.

Atualmente a rede municipal de ensino de Senador Canedo possui 3585 alunos matriculados na primeira fase do ensino infantil e, com o crescimento populacional, a procura por uma vaga tem aumentado. Para diminuir o déficit causado pela alta demanda, a Prefeitura ampliou em mais de 50% a sua estrutura, com a implantação de extensões, onde prédios foram alugados. Também foram ampliadas as parcerias com Igrejas e organizações não-governamentais para possibilitar a abertura de novas salas de aula. Ao mesmo tempo, foram chamados concursados e feitas contratações de novos professores, auxiliares e servidores administrativos, além de um concurso em andamento.

Segundo Divino Lemes, desde que assumiu sua administração tem direcionado ações na área educacional para o atendimento das necessidades de adequações, contemplando políticas públicas prioritárias, como na área de educação infantil e de crianças e adolescentes. Uma dessas ações é a construção do Centro Municipal de Educação Infantil do Residencial Aracy Amaral, uma das três unidades que estão sendo edificadas no município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, no município já está em obras o Cmei do Residencial Santa Edwiges e logo terá início o Cmei do Residencial Paraíso, totalizando 585 vagas a serem disponibilizadas para crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

O projeto das três obras conta com estrutura administrativa, salas de aulas, pátio coberto, refeitório, lavanderia, cozinha industrial, construção que prevê acessibilidade, com dinâmica para atender a faixa etária, como banheiros e demais acabamentos estruturados com funcionalidade adequada para as crianças; e todos serão contemplados com placas para produção de energia solar.

Nestes casos, as obras são resultado de uma parceria entre empresas do ramo de construção civil, a administração municipal e o Ministério Público, decorrentes da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta que beneficia mais de dez bairros e centenas de famílias.

O documento assinado entre a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Planejamento Urbano, Procuradoria Geral do Município, a 2ª e 4ª Promotorias de Justiça de Senador Canedo, com atribuições nas áreas de Urbanismo e da Infância e Juventude, e representantes de empreendimentos imobiliários prevê as construções.

Os projetos foram realizados por técnicos do município, dentro das necessidades do município, consoante as legislações próprias, acompanhados por todas as partes envolvidas. As obras em execução estão sendo acompanhadas por engenheiros e arquitetos da administração municipal, junto à equipe técnica das empresas contratadas pelos investidores, conforme parceria.(Manoel Messias Rodrigues)