Em Morrinhos, prefeitura ofertará 300 exames de PSA para prevenir o câncer de próstata

A prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ofertar gratuitamente 300 exames de PSA para os homens do município. A ação faz parte da campanha Novembro Azul que incentiva ações voltadas à conscientização e a importância do diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de próstata. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde dos respectivos setores para solicitação de pedido.

Depois têm de comparecer, nesta sexta-feira, 29 de novembro, das 7h às 14h, na Clínica da Mulher para a coleta do exame de sangue. O secretário André Luiz reforça sobre orientações necessárias para realização do procedimento.

“A Campanha Novembro Azul é voltada para conscientização e prevenção do câncer de próstata. Porém, nosso objetivo é conscientizar sobre a saúde de uma forma geral. Para realização do exame, os homens devem seguir às seguintes orientações: 24 horas sem atividades físicas, jejum de 8 horas e três dias de abstinência sexual”, salientou o secretário André Luiz convidando a todos para se atentarem a data.

Conforme informações da coordenação de Atenção Básica, para o exame é necessário apenas uma seringa de sangue para detectar alguma alteração e, nesse caso, o homem é encaminhado a um urologista. Durante a ação, será possível tirar dúvidas sobre os sintomas e também quanto ao tratamento do câncer de próstata.