terça-feira , 23 abril 2024
Goiânia

Pesquisa Serpes/Versa: Iris lidera disputa pela prefeitura, com 32,2%

A VERSA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA encomendou ao Instituto Serpes pesquisa sobre o cenário para a eleição a prefeito de Goiânia de 2020. Os objetivos foram levantar conhecimento sobre possíveis candidatos a prefeito
da capital, levantar intenção de votos espontâneas e estimuladas, o índice de rejeição e a avaliação da gestão do prefeito Iris Rezende.

Foram ouvidos 401 eleitores entre os dias 21 e 24 de novembro e a margem de erro, segundo o instituto, é de 5 pontos porcentuais para mais ou menos. Na pesquisa espontânea, o prefeito Iris Rezende (MDB) lidera com 10,7%, seguido de Vanderlan Cardoso (PP), com 1,5%; e de Elias Vaz (PSB), Francisco Júnior (PSD) e Daniel Vilela (MDB), com 0,5% cada um. Não sabem ou não opinaram 81% dos entrevistados.

Sobre o nível de conhecimento do eleitor, os nomes de Iris Rezende, Maguito Vilela (MDB), Vanderlan Cardoso, Elias Vaz e Adriana Accorsi (PT) são os mais lembrados. Quando perguntado em quem o eleitor votaria, dos nomes mais conhecidos, Iris Rezende lidera com 26,9%, seguido por Vanderlan Cardoso (20,4%), Adriana Accorsi (9,5%), Maguito Vilela (7%), Elias Vaz (5,2%) e Francisco Júnior (4,2%).

Num cenário com os nomes mais prováveis para a eleição de prefeito de Goiânia no próximo ano, Iris Rezende está na frente com 33,2% das intenções de votos, seguido por Vanderlan Cardoso (27,2%), Elias Vaz (7,7%), Major Araújo (6%) e Francisco Júnior (5,5%).

Quando perguntado para os eleitores de Goiânia sobre os possíveis candidatos em que eles não votariam de forma alguma, os nomes com os maiores índices de rejeição são: Iris Rezende (25,4%), José Eliton (19,2%), Maguito Vilela (14,4%), Adriana Accorsi (15,2%), Elias Vaz (14,2%) e Major Araújo (13,7%).

A VERSA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA também pediu ao Instituto Serpes para avaliar a gestão do prefeito Iris Rezende perante o eleitorado de Goiânia. O resultado: 44,4% aprovaram a atual administração municipal, com
34,9% a considerando boa e 9,5%, ótima. Os que reprovam representam 19,7% da população, com 9,2% de respostas considerando que a atual gestão é ruim e 10,5%, péssima. Para 33,9% da população, a gestão de Iris Rezende é regular (não aprova nem reprova). Apenas 2% não opinaram.

Veja a pesquisa completa

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...