Em Brasília, Paulinho, AGM e prefeitos se mobilizam e protestam contra PEC da extinção dos municípios

Nesta terça-feira (3), os prefeitos brasileiros se mobilizaram em frente ao Congresso Nacional contra a PEC 188 que propõe a extinção dos municípios com população inferior a 5 mil habitantes e que não atingirem, em 2023, o limite de 10% dos impostos municipais sobre sua receita fiscal. A Associação Goiana de Munícipios (AGM), através da liderança do prefeito de Hidrolândia e presidente da entidade, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho), uniu forças com os prefeitos goianos e brasileiros, em favor dos 1.0217 municípios que podem ser extintos.

Mesmo debaixo de chuva, centenas de prefeitos protestaram em frente ao Congresso contra a extinção de Municípios. A ação, parte da Mobilização Municipalista, foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Goiana de Municípios (AGM), e todas as entidades estaduais. Após apresentarem as demandas municipalistas aos parlamentares no auditório Petrônio Portela, os gestores foram caminhando de lá até a Alameda dos Estados, onde estavam fincadas as placas com o nome dos 1.217 municípios que podem ser extintos.

Os prefeitos fizeram fotos e vídeos com o objetivo de mostrar para as populações de seus municípios que estão em Brasília lutando pela manutenção de suas cidades.