Lissauer avalia crescimento do PIB e destaca setor agropecuário goiano

Representante do setor produtivo no Poder Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), comemorou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro semestre de 2019 divulgado nesta terça-feira (03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O destaque do levantamento ficou com o segmento agropecuário, que apresentou um crescimento de 1,3%, seguido pela indústria (0,8%) e pelo setor de serviços (0,4%).

Segundo Lissauer, os números comprovam a força do setor produtivo no Brasil e, em especial, da região Sudoeste de Goiás, considerada um dos maiores polos agrícolas do Estado. “Esse crescimento vem mostrar a nossa capacidade de produzir e a força do setor agropecuário, que é uma verdadeira referência para todo o mundo. Vale ressaltar também que Goiás tem uma participação importante nesse resultado, principalmente, na região Sudoeste, que tem hoje uma das maiores produções de todo o Brasil”, disse.

Diante da pesquisa apresentada pelo IBGE, o chefe do Poder Legislativo evidenciou ainda a importância da Tecnoshow Comigo para a economia goiana e para o agronegócio brasileiro. Realizada em Rio Verde, a feira está entre os maiores eventos voltados para setor produtivo do Brasil e durante a sua 18ª edição, que aconteceu em abril deste ano, movimentou R$ 3,4 bilhões em volume de negócios.

“O Brasil é um dos recordistas na produtividade de grãos e carne de todo o mundo e Goiás está entre os principais produtores de todo o país. Com a realização da Tecnoshow, conseguimos atrair investidores, apresentar nossos produtos, alavancar os negócios e contribuir para a evolução da nossa agropecuária. Sem dúvidas, um evento que já se tornou referência em todo o nosso país”, destacou.

Reconhecimento da Forbes

O presidente da Alego também parabenizou o cooperativista Antônio Chavaglia, que foi listado pela revista Forbes no último mês de novembro como uma das 10 principais lideranças regionais do Brasil. Antônio está à frente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) há 33 anos, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do cooperativismo nacional.

Com sede em Rio Verde, a Comigo é considerada hoje uma das cinco maiores cooperativas do ramo de agropecuária do país. Em 2018, a associação obteve um faturamento de R$ 4,4 bilhões, o maior dos últimos cinco anos.

Em reconhecimento ao trabalho e à contribuição de Chavaglia ao Estado de Goiás, o deputado Lissauer Vieira concedeu ao presidente da Comigo, durante a Tecnoshow deste ano, o Título Honorífico de Cidadão Goiano. Segundo o chefe do Legislativo goiano, Antônio Chavaglia vem prestando ao longo de sua trajetória relevantes serviços à sociedade goiana.

“Em abril deste ano, durante a Tecnshow, fiz questão de homenagea-lo pela conduta ilibada e pelos grandes serviços oferecidos ao nosso Estado e, agora, esse reconhecimento da revista Forbes, uma das mais conceituadas do mundo, vem comprovar a grande atuação de Antônio Chavaglia em todo o Estado de Goiás, mas principalmente, na região Sudoeste e em nossa querida Rio Verde. Isso nos orgulha muito”, enfatizou Lissauer.