sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Queima de começo de ano: depois da Saneago, Caiado vai colocar à venda ações da Celg GT

A Celg Participações (CelgPar) comunicou nesta quarta-feira (26) à Comissão de Valores Imobiliários (CVM) sobre a oferta de ações da Celg Geração e Transmissão (Celg GT) e a determinação do governo estadual, que é acionista majoritário, para iniciar o processo.

A venda da estatal, que pode ser a primeira privatizada pelo governo de Ronaldo Caiado (DEM), foi autorizada em dezembro pela Assembleia Legislativa. Caiado também aguarda sinais positivos do mercado para vender as ações da Saneago.

O processo faz parte do rito para a contratação de empresa que irá realizar estudo e assessoria para alienação de ações e da participação da Celg GT em outros empreendimentos. Será por meio desse estudo que haverá uma avaliação do ativo, que definirá a partir de quanto a companhia deve ser oferecida ao mercado. Também é o que definirá o modelo a ser utilizado na venda.

Com patrimônio líquido de R$ 917 milhões, a estatal é responsável pela exploração técnica e comercial de instalações de geração e transmissão de energia elétrica. Em cálculo realizado por estudo da FGV Projetos em 2017, com valores corrigidos, a Celg GT juntamente com Metrobus, Indústrias Químicas do Estado de Goiás (Iquego), Agência Goiana de Gás Canalizado (Goias Gás) e Goiás Telecomunicações (GoiasTelecom) poderiam gerar uma arrecadação de R$ 1,5 bilhão.