quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Auditores fiscais de Goiás denunciam sucateamento da Receita Estadual e protestam contra governo Caiado

Os auditores fiscais da Secretaria da Economia iniciaram mobilização para chamar em defesa da autonomia da Receita Estadual e da importância institucional do papel da categoria. Eles denunciam de sucateamento, falta de investimentos do governo Caiado na aérea fiscal do estado e descaso da secretária da Economia, Cristiane Schmidt.

Na mobilização, os auditores farão o direcionamento de ações e limitarão a execução de tarefas, como a não participação em operações fiscais/policiais em centros de compras, shoppings populares e contribuintes considerados micro, pequena e média empresa e a priorização para o lançamento dos fatos geradores de tributos mais antigos – aqueles que estiverem a menos de um ano da prescrição.

O Dia D será na próxima quarta-feira, dia 04, com uma programação especial no Complexo Fazendário e nas delegacias regionais no interior do estado.

O presidente do Sindifisco-GO, Paulo Sérgio Carmo, ressalta que a categoria hoje enfrenta problemas de sucateamento e de falta de investimento em tecnologia. “Estamos com ferramentas obsoletas, com projetos de aperfeiçoamento, de inovação, paralisados por falta de priorização desses investimentos na área de tecnologia na Receita Estadual”, afirma.

Os auditores fiscais da Receita estadual hoje somam um efetivo ativo de 660 profissionais, um déficit de cerca de 120 vagas diante do quadro previsto em lei, de 750 servidores da área.

“Hoje temos uma média de 40 processos de aposentadoria em tramitação, alcançando um grave quadro de déficit de quase 120 auditores. No entanto temos um concurso homologado, recente, com a previsão de posse de 118 auditores. As demandas de trabalho são cada vez maiores e estamos com um efetivo cada vez menor”, observa Paulo Sérgio.