Sob presidência do deputado estadual (PSDB) Talles Barreto a comissão de educação, cultura e esportes da Assembleia Legislativa debateu a revitalização do centro da capital em audiência pública nesta segunda-feira (9) através do projeto de iniciativa do arquiteto e urbanista Renato Rocha.
A proposta do arquiteto é que a revitalização seja feita por trechos e inicie pela Rua 3 com intervenções nas calçadas e implantação de um painel simulando uma cachoeira com referências às belezas naturais do Estado. O projeto contempla, ainda, a preservação do estilo art déco e revitalização do Mercado Municipal, Colégio Lyceu de Goiânia e Beco da Codorna.
De acordo com Renato Rocha “o projeto tem que ser para todos e atender a população que utiliza o centro de alguma forma”. Ele explicou que o objetivo é tornar o centro num espaço voltado para o homem e não para o carro. “O centro hoje, da forma como está, não é atrativo para ninguém. As pessoas não se interessam em conhecer e passear pelo centro, e nós precisamos mudar isso”.
Segundo Talles Barreto, o projeto é encantador além de ser interessante com alternativas de conforto e mudanças para a região central. “O centro tem que ser culturalmente resgatado e vemos esperança desse resgate através do projeto” frisou. Talles ressaltou que “a imagem que temos [hoje] do centro é de uma cracolândia em uma das áreas de maior importância na capital”, frisou.
Foram apresentados encaminhamentos como a criação de comitê multidisciplinar da região, propostas e sugestões a serem apresentadas pelos moradores e comerciantes do centro além da realização de audiência pública.